O conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho visitou, nesta quinta-feira (7), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para conhecer o Programa na Ponta do Lápis. Ele foi recebido pelo presidente da Corte mineira, Mauri Torres, e pelos conselheiros Sebastião Helvecio e Durval Ângelo.
A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthé, apresentou com detalhes o programa, desde a criação do aplicativo (app) – lançado em 2017 -, até a forma como ele tem sido apresentado e aplicado na comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes) e para o restante da sociedade. A diretora demonstrou, através de slides, fotos de “antes e depois” de algumas escolas que obtiveram resultados positivos com o uso da ferramenta.
Após a apresentação o conselheiro Rodrigo Coelho, que é diretor da Escola de Contas do TCE-ES, expôs suas impressões e também explanou sobre alguns trabalhos na área da educação em andamento no tribunal capixaba. “Essa visita é uma ótima oportunidade para a troca de experiências e o fortalecimento do controle social”, destacou Rodrigo. O conselheiro informou que veio “no intuito de conhecer o processo de trabalho e a tecnologia utilizada no programa Na Ponta do Lápis para, posteriormente, levar para os conselheiros para que seja avaliada a possibilidade de aplicar no TCE-ES”.
A visita se estendeu até o Centro de Fiscalização Integrada Suricato, onde o conselheiro conheceu as ferramentas de fiscalização utilizadas para a produção de informações estratégicas. Eles também estiveram na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo e conversaram com o coordenador do curso de pós-graduação, Evandro Guerra, sobre o modelo de capacitação da escola.
Com informações do TCE-MG.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866