O conselheiro Rodrigo Chamoun, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), e os conselheiros Luiz Carlos Ciciliotti e Domingos Taufner, participaram, na manhã desta segunda-feira (06), da aula magna de abertura da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado (ESPGE). A aula aconteceu no Palácio Anchieta e foi conduzida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em sua fala, o ministro ressaltou temas importantes como a guerra, combate à pobreza, mudanças climáticas e, principalmente, questões relacionadas à democracia constitucional e revolução digital – necessidade do combate à desinformação e importância da utilização da tecnologia para promover transparência e conhecimento.
“O populismo autoritário, em todas as partes do mundo, tem se valido, especialmente, de desinformação, mentiras, de campanhas de ódio e teorias conspiratórias, frequentemente veiculadas em redes sociais – e com isso abalam as estruturas da democracia. É preciso discutir as mídias sociais, a liberdade de expressão, democracia e o que é possível fazer para preservar a democracia e também preservar a liberdade de expressão”, destacou Barroso.
“Na democracia tem lugar para progressistas, conservadores, para o que for. Só não tem lugar para quem não consegue respeitar a alternância do poder e quem pensa diferente. O que faz a vida ser civilizada é o outro, é quem pensa diferente de mim”, acrescentou o ministro.
Ao final do encontro, Chamoun parabenizou Barroso pela palestra e concordou sobre a importância de combater a desinformação. “O ministro ressaltou a importância de se combater a desinformação, essa máquina de mentira. Ela atrapalha as políticas públicas, descredibiliza as instituições e assassina a reputação das pessoas. Tudo isso prejudica os pilares da democracia, que devem ser baseados na verdade. Sendo assim, todas as instituições precisam traçar suas estratégias no combate à desinformação”, destacou.
Celebração
O evento marcou o início das comemorações dos 80 anos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Também participaram representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES), Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES), secretários de Estado, deputados estaduais e demais autoridades.
Logo na abertura do encontro, o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, ressaltou o número de servidores formados e em formação pela Escola Superior da PGE e lembrou a importância da qualificação dos servidores. “Qualificar o servidor público é qualificar o serviço prestado à população capixaba”, disse Amaral.
O procurador-geral também revelou profunda admiração por Barroso, de quem foi aluno na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Logo na sequência, o governador Renato Casagrande lembrou o grave ataque cometido contra o STF no início de janeiro e pediu uma salva de palmas em homenagem ao Supremo Tribunal Federal. “Todas as sedes dos Poderes foram alcançadas, mas a sede do STF foi a que mais sofreu com a destruição. E isso tem a ver com o posicionamento firme do Supremo Tribunal Federal nesse momento difícil de ataque às instituições e ameaça à democracia”, ressaltou Casagrande.
Veja, abaixo, algumas fotos do evento. Ou clique AQUI para ver o material disponibilizado no Flickr do TCE-ES.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866