A nova diretoria da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), que tomou posse no último mês de abril, foi recebida na tarde desta segunda-feira (8) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, e pelos conselheiros Sérgio Aboudib, Rodrigo Coelho e Luiz Carlos Ciciliotti.
O presidente da entidade, prefeito de Ibatiba Luciano Pingo, e o vice-presidente, prefeito de Pancas, Sidiclei de Andrade, abordaram os projetos e ações que serão desenvolvidos pela nova gestão. Entre eles, os Encontros Regionais que passarão a ser realizados em diversos municípios, de junho a agosto. Os prefeitos apresentaram o cronograma do projeto para a Corte de Contas, e convidaram o tribunal a participar, para ampliar o diálogo com os municípios.
O presidente Rodrigo Chamoun ressaltou que hoje há grande interesse do Tribunal escutar os municípios, realizando discussões estruturadas.
“A relação entre Amunes e Tribunal de Contas é altamente positiva, tem dado bons frutos. Hoje, temos o nosso Painel de Controle, com informações para todas as prefeituras. Para quem é gestor e precisa de decidir, precisa de dados, está tudo lá, é uma grande ferramenta”, mencionou.
O conselheiro Sérgio Aboudib complementou.
“A Amunes também possui uma importante ferramenta, que é o Diário Eletrônico oferecido. Vocês podem caminhar muito nessa direção, para identificar como a Amunes poderá oferecer serviços, convênios aos municípios menores, pois a associação hoje é muito abrangente. Quanto mais a gente padronizar a qualidade dos serviços, melhor”.
Entre os temas abordados, os prefeitos destacaram o Piso do Magistério, a exigência de Planos de Mobilidade, Previdência, contratação de médicos e licitações, dialogando sobre os entendimentos do TCE-ES sobre eles.
“A nova Lei de Licitações foi postergada, mas vai chegar um momento que terá que ser aplicada. Não podemos deixar para se adaptar lá na frente. No meu município, tivemos treinamento e contratei um especialista para ajudar a fazer os normativos, com um profissional ficou nos ajudando e estamos bem adiantados, mas ainda temos alguns contratos com a outra lei”, contou o prefeito Sidiclei.
O presidente da Amunes, Luciano Pingo, agradeceu a parceria estabelecida com o tribunal.
“Estamos vindo aqui hoje para colocar a nova diretoria à disposição de vocês. Temos o desejo de contar de forma permanente com a Escola de Contas para os nossos prefeitos e servidores. E dizer para vocês que vocês sempre estiveram ao nosso lado, e nós queremos estar mais próximos de vocês ainda”, concluiu.
Veja como foi o encontro:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866