Veja aqui a avaliação do resultado da atuação governamental e o cumprimento de metas de políticas públicas sob três enfoques: saúde, educação e segurança.

O Estado aplicou R$ 3,2 bilhões, cerca de 17,19% dos recursos provenientes da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), cumprindo com o limite mínimo constitucional de 12%. 

Indicadores e metas 

O TCE-ES avaliou os indicadores e as metas constantes nos seguintes instrumentos de planejamento: Plano de Desenvolvimento ES 2030 (PDES 2030), Planejamento Estratégico 2023-2026 (PE 2023-2026), Plano Plurianual 2020-2023 (PPA 2020-2023) e o Plano Estadual de Saúde 2020-2023 (PES 2020-2023). 

Plano Estadual de Saúde 2020-2023

Verificou-se uma dificuldade do Governo do Estado em implementar as políticas públicas materializadas nesse instrumento de planejamento, pois do total de 89 metas, 59 não foram atingidas ou superadas, e 30 foram atingidas. Confira os resultados dos 16 principais indicadores: 

  • Mortalidade Infantil (Óbitos por 1.000 nascidos vivos): não cumprido 

Meta: 8,5 
Resultado: 11,40 

  • Cobertura da Estratégia da Saúde da Família: cumprido 

Meta: 88,4 
Resultado: 90,60 

  • Homogeneidade da cobertura vacinal em menores de 2 anos: não cumprido 

Meta: 100 
Resultado: 10 

  • Número de leitos UAVC (Unidade de Acidente Vascular Cerebral) qualificados: não cumprido 

Meta: 90 
Resultado: 15 

  • Número de leitos neonatais implantados no período: não cumprido 

Meta: 21 
Resultado: 10 

  • Número de leitos de cuidados prolongados implantados no período: não cumprido 

Meta: 335 
Resultado: 0 

  • Número de Leitos de saúde mental parametrizados implantados na rede própria e/ou filantrópica: não cumprido 

Meta: 131 
Resultado: 52 

  • Número de leitos obstétricos e neonatais novos implantados na Maternidade de São Mateus: não cumprido 

Meta: 33 
Resultado: 0 

  • Percentual de execução de obra do Hospital Geral de Cariacica que contemplará 400 leitos: não cumprido 

Meta: 100 
Resultado: 22 

  • Número de leitos ampliados no Hospital Estadual de Urgência e Emergência: cumprido 

Meta: 65 
Resultado: 65 

  • Número de hospitais com plano de modernização da Gestão hospitalar implantado: não cumprido 

Meta: 10 
Resultado: 0 

  • Proporção de Internações por condições sensíveis à atenção primária (%): tendência de manutenção da superação da meta 

Meta: 25,6 
Resultado: 21,6 (em nov/23) 

  • Número de óbitos maternos: cumprido 

Meta: 18 
Resultado: 16 

  • Incidência de Sífilis congênita (casos por 1.000 nascidos vivos): não cumprido 

Meta: 1,42 
Resultado: 15,6 

  • Mortalidade prematura (30 a 69  anos) nos principais grupos DCNT (doença do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas) (óbitos por 100.000 habitantes): cumprido 

Meta: 279,3 
Resultado: 211,4 

  • Letalidade por dengue grave (%): não cumprido 

Meta: 1 
Resultado: 3,17 

Plano de Desenvolvimento ES 2030

Nos parâmetros desse Plano, um indicador não teve a meta atingida (taxa de mortalidade infantil) e, o outro, a meta foi superada (Cobertura da Atenção Primária). 

Planejamento Estratégico 2023-2026

  • Nota NPS 

O NPS é uma metodologia que, por meio de uma escala simples, permite medir a segurança, a satisfação e a confiança dos usuários nos serviços de saúde. O usuário responde com uma nota de 0 a 10 e pode descrever sua experiência. A meta de qualidade é o alcance de 75% de aprovação no NPS. O Hospital com melhor avaliação foi o Hospital Rio Doce, com 82,9%. 

Foi observada uma pontuação dos usuários abaixo da meta estabelecida para dois hospitais públicos: o Hospital Infantil de Vila Velha e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Isso demanda uma análise mais aprofundada dos fatores que estão levando a críticas por parte dos usuários.  

  • Permanência hospitalar 

De 2021 a 2023 quase dobrou o tempo médio de permanência nos hospitais estaduais, elevando-se de 3,8 dias para 7,2 dias. 

Também é necessário compreender melhor o porquê de o tempo médio de permanência hospitalar ter incorrido em um elevado aumento. 

  • Mortalidade hospitalar 

Na pandemia, a taxa de mortalidade hospitalar na rede estadual atingiu 5,26% em 2020, e nos anos seguintes, veio caindo. Em 2023, foi registrada uma taxa de 4,24%, permanecendo a sequência de redução, mas ainda superior aos dados anteriores ao da pandemia, que oscilavam entre 3,55% (2014) e 3,73% (2019). 

  • Números de decisões judiciais para internações clínicas e para consultas e exames especializados 

Apontou-se um crescimento no número de decisões judiciais tanto para internação clínica quanto para acesso a consultas e exames, o que demonstra a dificuldade de acesso à saúde por parte da população capixaba. 

O número de decisões judiciais para o acesso às consultas e aos exames especializados saltou de 1.846, em 2021, para 3.926 em 2023, o mais alto da série histórica. 

Já o número de decisões judiciais voltadas para o acesso à internação clínica partiu de 1.367 decisões, em 2021, para 1.794 decisões, em 2023. 

O Estado aplicou R$ 4,76 bilhões, cerca de 25,61% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), cumprindo o limite mínimo constitucional de 25%.  

De igual forma, destinou R$ 1,28 bilhão, cerca de 73,88% das receitas provenientes do Fundeb para o pagamento dos profissionais da educação básica em efetivo exercício, cumprindo o limite mínimo constitucional de 70% das receitas do Fundo.  

Cumpriu também com a aplicação do limite mínimo de 90% no exercício de 2023, conforme previsto no § 3º, do art. 25, da Lei 14.113/2020 (Lei que regulamenta o Fundeb). 

 

Monitoramento das Metas do Plano Estadual de Educação (PEE) 2015- 2025 

O Plano Estadual de Educação (PEE), estabelece 20 Metas e tem vigência prevista para o Decênio 2015-2025. A equipe técnica do TCE-ES analisou as metas que são de competência prioritária do Estado e que possuíam dados atualizados para acompanhamento. É importante destacar que, embora a oferta de educação infantil seja de responsabilidade dos Municípios, o Estado deve oferecer cooperação técnica e financeira, por isso, também foi feito o acompanhamento de metas compartilhadas. 

Estão em estágio avançado de cumprimento ou já foram cumpridas as metas relativas à universalização da educação infantil (Meta 1), do ensino fundamental (Meta 2), do atendimento para população de 6 a 14 anos (Meta 3) e da educação inclusiva (Meta 4), a meta relativa à educação em tempo integral (Meta 6) e a meta relativa à superação do analfabetismo (Meta 9). 

Há, porém, metas em que o Estado ainda possui um longo caminho para alcance do objetivo estabelecido, arriscando o seu não cumprimento até o final do PEE. 

Em relação à qualificação e à valorização dos professores da educação básica, apenas 10,6% dos professores da rede estadual possuem mestrado ou pós-graduação, percentual distante da meta de 90% prevista para 2025 (Meta 16); além disso, profissionais do magistério estadual com ensino médio receberam 37% a menos do que profissionais de outras áreas com a mesma formação; e os com nível superior, receberam 60% a menos (Meta 17).  

Apesar de o Estado possuir plano de carreira para o magistério, somente 32% dos docentes da rede estadual ocupam cargo efetivo, ao contrário dos 90% estabelecido na meta, que previu atingir tal percentual até o 8º ano do PEE; outros 67% são contratados temporários (Meta 18 – estratégia 18.1). Já o investimento público em educação flutuou em 5% do PIB, distante da meta de 7% prevista para 2019 e metade da de 10% prevista para 2024 (Meta 20). 

Ainda demandam atenção as metas relativas à alfabetização das crianças, ao investimento público, à carreira do magistério e à qualificação e à valorização dos profissionais da educação básica, já que estão aquém do desejado, considerando a proximidade do término da execução do Plano Estadual de Educação. 

No exercício de 2023, o total da despesa liquidada na função segurança pública pelo Estado do Espírito Santo foi de R$ 2.075.917.489,53. O valor é superior aos exercícios de 2020 a 2022 em valores nominais (sem correções), mas está abaixo dos valores anteriores à pandemia (2018 e 2019). Até 2019 a Segurança Pública era a 3ª área temática em despesas liquidadas do Estado, mas, em 2023, ficou na 5ª posição, atrás de Previdência Social, Saúde, Educação e Encargos Especiais. 

Programa 

Destaca-se que o principal Programa sobre o tema é o “Estado Presente em Defesa da Vida” (corresponde a cerca de 80% das despesas liquidadas na função Segurança Pública).  

As informações apresentadas indicam que as ações focalizadas do Programa Estado Presente têm contribuído para o sucesso da política de segurança, alcançando resultados positivos na redução de mortes violentas intencionais, bem como na redução dos crimes contra o patrimônio em 2023, revertendo a trajetória de crescimento desde 2021. 

Crimes 

Quanto aos crimes contra o patrimônio, após ter sido observado um significativo aumento das ocorrências no ano de 2022, em 2023 houve um recuo de 6,4%, com uma taxa de 1.880,9 crimes por 100 mil habitantes. 

Os crimes de estelionato/fraude lideram com 41.420 ocorrências em 2023. Já os crimes cibernéticos aumentaram cerca 49,3%, alcançando 2.904 ocorrências em 2023. Por sua vez, o número total de roubos e furtos caiu de 38.296 para 34.566 (queda de 9,7%). 

Quanto aos homicídios dolosos (intencionais), em 2023, foram registrados 978 homicídios, sendo o melhor ano do Estado na série histórica iniciada em 1996. Contudo, o Estado ainda apresenta indicadores altos quando analisadas as taxas de Mortes Violentas Intencionais (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) por 100 mil habitantes. Em 2023, foi de 26,90, superiores aos indicadores do Brasil e dos demais estados da Região Sudeste. 

Avaliação 

Para o TCE-ES, o Espírito Santo precisa buscar uma redução ainda mais robusta, que o permita chegar, pelo menos em um primeiro momento, à taxa média do Brasil nos crimes de Mortes Violentas Intencionais. Deve-se alcançar, ainda, a redução dos crimes contra o patrimônio, os quais, a despeito da queda em 2023, vêm apresentando uma mudança na dinâmica dos crimes, pela migração dos criminosos para o cometimento de estelionatos, especialmente no ambiente virtual. Esse resultado só será alcançado por meio da alocação eficiente de recursos públicos na área, em conjunto com ações intersetoriais.  

Nesse contexto, é preciso destacar também o fato de os gastos em Segurança Pública serem, atualmente, inferiores ao período anterior à pandemia. As despesas liquidadas em segurança pública do exercício de 2019 a valores correntes foram de R$ 2.252.475.765,05, sendo superior aos R$ 2.075.917.489,53 gastos no exercício de 2023. 

Recursos 

No exercício de 2023, o total da despesa liquidada em Assistência Social pelo Estado do Espírito Santo foi de R$ 203.375.290,08. O valor é superior ao do ano passado (crescimento nominal de 39%), mas inferior ao exercício de 2021, ano marcado pelo ápice dos gastos provocados pela pandemia de Covid-19. 

A maior parte dos gastos do Governo do Estado na função Assistência Social em 2023 foi em repasses de recursos que são efetivamente aplicados pelos municípios. 

Dentre as aplicações diretas, destacam-se os programas de transferência direta de renda Cartão Reconstrução (auxílio de R$ 3 mil, pago em uma parcela única, para ajudar as famílias de baixa renda que foram atingidas por desastres decorrentes de chuva) e o Bolsa Capixaba. Aquele, já foi, em 2023, o principal programa de transferência de renda e, se persistirem a ocorrência de eventos climáticos extremos, pode haver aumento da necessidade de gastos assistenciais relacionados aos danos causados pelas chuvas.  

Plano 

Com relação ao Plano Estadual de Assistência Social, não é possível avaliar de forma precisa o atingimento de todas as metas, pois alguns indicadores-chave de progresso não são específicos ou mensuráveis.  

Ademais, a SETADES precisa divulgar os resultados alcançados com o referido plano, a fim de dar transparência às ações estatais sobre o tema.  

Indicadores Sociais 

No que tange aos indicadores sociais apresentados, pode-se verificar que o Espírito Santo tem apresentado evolução no percentual de ocupação da força de trabalho e da renda per capita.  

O percentual de desocupados na força de trabalho no Espírito Santo teve redução considerável, ficando em 5,2% em 2023. 

Em relação à renda per capita, o estado ocupou a 11ª posição entre as unidades federativas no final de 2023, segundo o IBGE. O rendimento domiciliar per capita capixaba foi de R$ 1915,00, pouco acima dos R$ 1.893,00 do Brasil. 

No entanto, grande parte da sua população está inscrita no CadÚnico do governo federal (1.823.688 pessoas), dentre elas, cerca de 500 mil famílias recebem até 0,5 (meio) salário-mínimo.