O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recebeu, nesta terça-feira (20), 16 alunos do curso de Direito da Associação Vitoriana de Ensino Superior (Favi) para uma visita técnica. Os universitários, que cursam do 8º ao 10º período do curso de graduação, foram recebidos pelo presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, e puderam acompanhar a sessão presencial do Plenário da Corte de Contas.
A visita foi organizada pelo Secretário-Geral das Sessões, Odilson Júnior, em parceria com o professor Marcelo Fardin, com o objetivo de apresentar o Tribunal e suas principais atribuições aos alunos.
Ao recepcionar os estudantes, o presidente do TCE-ES apresentou as funções mais essenciais de um Tribunal de Contas. “A nossa diferença é que a formação dos profissionais da Corte é multidisciplinar. Nós tratamos não só do Direito, mas da Economia, Ciência Contábeis, Engenharia e também análise de dados, que agora é uma grande tendência”, ponderou.
Ainda, Chamoun mencionou dados importantes que o Estado possui, dos quais o TCE-ES contribuiu para o bom resultado. Ele mencionou que 95% dos municípios capixabas possuem nota A e B pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e que o Espírito é o primeiro Estado do Brasil a alcançar a nota A desde 2012.
Sessão do Plenário
Logo após a recepção do presidente, os alunos se encaminharam para o Plenário e puderam acompanhar a 46ª Sessão Ordinária. Além do presidente, estiveram presentes os conselheiros Rodrigo Coelho, Sérgio Aboudib, Sérgio Borges e a conselheira substituta Márcia Jaccoud, além do procurador de Contas Heron de Oliveira.
O conselheiro ouvidor, Domingos Taufner, e o conselheiro substituto Marco Antônio da Silva participaram de forma remota da sessão. Taufner ressaltou que a Corte se aprimorou muito no período da pandemia e, frisou que o trabalho remoto desenvolvido nesta época veio para ficar. “Grande parte do nosso trabalho é escrita e intelectual, mostrando que é possível fazer remotamente”, destacou.
Além disso, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Contas Públicas (ECP) Isabela de Freitas Costa, contou aos alunos como funciona a Escola e falou também sobre os cursos que oferece.
Transformação Digital do TCE-ES
Após a sessão, o presidente Rodrigo Chamoun fez uma apresentação aos estudantes sobre alguns avanços que o Tribunal de Contas realizou ao longo dos últimos anos. Um deles foi a respeito dos processos, que eram físicos (em papel), e hoje em dia são todos virtuais. “Tribunal de Contas retardado ou atrasado é tribunal do descontrole. A vida na administração pública é no dia a dia, por isso, controlar prazo é uma questão de honra para nós”, frisou.
Entre os avanços do trabalho do TCE-ES no período da Covid-19, Chamoun enfatizou a atuação da auditoria realizada pela Corte, que foi divulgada inclusive em jornais locais do Estado. “Nós atuamos de forma rápida e tempestiva. Nossos auditores foram em todos os lugares de armazenamento da vacina”, afirmou.
Além disso, o presidente explicou a respeito dos Sistemas Corporativos da Corte, que são o e-tcees, CidadES e o Painel de Controle, peças fundamentais para o trabalho dos servidores. Disse também durante sua apresentação que a visão estratégica adotada pelo TCE-ES busca atuação decisiva e resultados relevantes.
Já o Secretário-Geral das Sessões, Odilson Souza, mostrou aos alunos, por meio do Painel de Controle, como consultar os gastos que alguns municípios realizaram durante o ano, obras paralisadas e dados da quantidade de escolas que alguns municípios possuem.
“Eu não conhecia a estrutura do tribunal e me surpreendi. Achei a visita muito bacana e produtiva, com certeza vai agregar muito no meu conhecimento e no dos meus colegas”, declarou Alex Reis, estudante do 8º período.
Conheça o TCE-ES
Turmas e grupos de estudantes que tenham interesse em conhecer o TCE-ES, ou acompanhar sessões no Plenário da Corte, podem entrar em contato com a Secretaria-Geral das Sessões para agendamento, pelo e-mail odilson.barbosa@tcees.tc.br.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866