Durante essa semana, servidores públicos de todo o Estado participaram do curso “Controle Interno, Auditoria e Certificação da Prestação de Contas”, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP). Na próxima segunda-feira (30), uma nova turma começa a aprender sobre o tema. Com experiência de mais de 30 anos em auditoria, e ampla atuação em controle interno, o auditor Edilson Barboza destacou que todo o conteúdo planejado foi exposto de forma interativa-explicativa, com exercícios práticos.
“O curso fluiu muito bem. Passei todo o conteúdo previsto, com alguns acréscimos considerando a minha vivência de auditoria”, salientou
A objetivo do curso é tornar o servidor capaz de planejar as principais atividades que envolvem a atuação de uma unidade de controle interno, com vistas à certificação da Prestação de Contas Anual (PCA).
Essa segunda turma terá 30 vagas no total, sendo limitada a um por município. O instrutor, mestre em Ciências Contábeis, especialista em auditoria, controladoria e administração pública, adota a metodologia de ensino por meio de exposição interativa-explicativa, com exercícios práticos, na plataforma Microsoft Teams. A carga horária é de 20 horas/aula.
Maximizo o conteúdo com foco em produtos que podem ser utilizados no dia a dia do servidor, para elaboração do plano de auditoria, matriz de risco, matriz de planejamento e procedimentos de auditoria e matriz de achados, considerando a avaliação de levantamento preliminares e do sistema de controle interno. Utilizo ferramentas da ISO 31.010, para obter informações visando o processo de planejamento de auditoria. Sempre focado na gestão de riscos”, assinalou o auditor.
Segundo ele, participaram do curso dessa semana servidores de câmaras municipais, prefeituras, instituto de previdência e do próprio TCE-ES. “Eles disseram que gostaram muito, em função da visão prática da metodologia aplicada, que desperta interesse dos alunos”, enfatizou Barboza.
Confira o conteúdo programático do curso, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro:
- Planejando as atividades de controle interno – ambiente de atuação do controle interno; Resolução TC 227/2011 e IN TC 68/2020; determinação da quantidade de horas disponíveis para as atividades de controle interno; gestão de Riscos e Plano Anual das Atividades de controle interno; elaborando um cronograma de atividades para a unidade de controle interno
- Normas de auditoria – NB ASP – NB ASP: aspectos gerais – planejamento, execução e documentação de auditorias
- Risco em auditoria, matriz de risco e matriz de planejamento e procedimentos de auditoria, Matriz de achados
- Materialidade
- Afirmações em auditoria
- Técnicas de auditoria
- Plano amostral
Relatório e Parecer do Controle Interno
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866