Eleito na última semana para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Davi Diniz tomou posse na tarde desta terça-feira (12). A sessão especial foi realizada no auditório do Tribunal e contou com a presença de conselheiros e conselheiros substitutos do TCE-ES; do governador, Renato Casagrande; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos; do presidente do Tribunal de Justiça, Samuel Meira Brasil Junior; da procuradora Geral do Estada, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, entre outras autoridades.
Davi Diniz chega para substituir o conselheiro aposentado Sérgio Borges, que se despediu da Corte no início do ano. Ele irá compor e presidir a 1ª Câmara do TCE no biênio 2024-2025.
Em seu discurso de posse, o novo conselheiro agradeceu a Deus por nascer em uma família equilibrada, aos pais que transmitiram princípios e valores importantes, e à esposa, Christina, homenageada pelo Tribunal, e filhos: Carolina e Eduardo, por apoiar em cada instante da caminhada.
Logo em seguida, disse que quer claro e registrado o compromisso com o aprofundamento do trabalho realizado pela Corte de Contas – objetivando melhorar a vida do cidadão por meio do controle externo.
“E junto com esse compromisso público, registro minha disposição de somar esforços com os colegas conselheiros na construção de instrumentos que garantam ainda mais efetividade aos trabalhos do Tribunal”, disse o novo conselheiro.
“Tenho a firme convicção de que, além da sua função fiscalizadora, as Cortes de Contas podem e devem contribuir para o aprimoramento das gestões públicas. E aprimorar as gestões públicas significa garantir mais qualidade, agilidade e transparência nos serviços prestados aos cidadãos e cidadãs”, acrescentou.
Mais adiante, em sua fala, Davi Diniz agradeceu pela confiança depositada pelos deputados estaduais. “Assumo aqui o compromisso de honrar cada um dos votos que recebi, atuando sempre de forma transparente e proba, exercendo o diálogo constante com os gestores e buscando qualificar o gasto público”, pontuou.
O conselheiro também fez questão de agradecer ao governador Renato Casagrande, com quem trabalhou nos últimos anos, e toda a equipe de governo e servidores do Executivo que estiveram presentes na solenidade. Também participaram da posse o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo; a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini; além de diversos deputados estaduais, secretários de Estado, vereadores e representantes de autarquias estaduais.
História
Natural de Volta Redonda (RJ), Davi Diniz chegou ainda criança no Espírito Santo. É formado em Geografia e Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública e Contábil, Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental.
Em 16 anos na vida pública, atuou em diferentes cargos e esferas de poder. Foi diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo; secretário de Estado de Economia e Planejamento na primeira gestão do governador Renato Casagrande; e secretário de Administração e Fazenda na Prefeitura de Vitória, na gestão do prefeito Luciano Rezende.
Voltou ao Governo do Espírito Santo em 2019, para ocupar cargo de secretário-chefe da Casa Civil, onde ficou até a nomeação ao TCE-ES. “Durante todo esse período, nas diferentes funções que exerci, tive sempre a clara consciência da responsabilidade de estar a serviço do povo capixaba. Pois é com essa consciência, com a exata dimensão dessa responsabilidade, que assumo hoje o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo”, concluiu Davi Diniz sob aplausos dos presentes, logo depois de assinar o livro de posse.
Reveja como foi a posse.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866