O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, recebeu, nesta sexta-feira (27), o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Pedro Valls Feu Rosa, para apresentar ao magistrado a transformação digital realizada na Corte de Contas nos últimos anos, a migração para o processo eletrônico e os produtos de tecnologia da informação criados pela instituição.
Feu Rosa é atualmente o presidente do Comitê de Governança da Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJES, e lidera o processo de transformação digital pelo qual passará o Judiciário capixaba, que segundo ele, exigirá adaptações na estrutura e a cultura organizacionais para um ambiente digital, assim como ocorreu no Tribunal de Contas.
Entre as tarefas, estão a de digitalizar o acervo de processos, implementar o processo judicial eletrônico em todo o Espírito Santo e corrigir o banco de dados.
Na reunião, o secretário-geral de Tecnologia da Informação do TCE-ES, Klayson Bonatto, apresentou ferramentas da Corte de Contas, como o processo eletrônico, o protocolo via internet, e a sessão virtual. Ele também destacou o Painel de Controle, principal produto para o controle social, e o sistema CidadES, com os módulos de contabilidade, folha de pagamento, atos de pessoal e contratações.
Klayson pontuou que todo esse investimento em tecnologia trouxe benefícios não só para a Corte de Contas, como também para os jurisdicionados, que tiveram que se adequar.
“O Tribunal foi um indutor da informatização e modernização de todos os municípios capixabas, por meio dos módulos que são fiscalizados pelo TCE-ES. E também de boas práticas. Mudamos para a nova contabilidade pública, recebendo dados com as novas normas graças ao Cidades, na época. Agora, também estamos focados no uso de ferramentas que utilizam inteligencia artificial, e inclusive já temos alguns produtos”, relatou.
O presidente Rodrigo Chamoun também destacou que os avanços na tecnologia do TCE-ES permitiram uma atuação de forma 100% remota durante a pandemia, e também que a Corte é hoje destaque nacional. Em 2021, o TCE-ES apresentou suas soluções tencológicas em 2 seminários internacionais.
“Somos o único Tribunal do Brasil que recebe dados estruturados mensalmente. Estamos em um nível de 97% de cumprimento em 2022. Cuidamos do envio tempestivo dessas informações, pois distribuímos tanto para fora, para acesso pelo Painel de Controle, como para dentro, para a análise dos auditores”, afirmou.
No encontro, a equipe do TCE-ES também apresentou a trajetória de implantação do processo eletrônico na Corte, iniciada em 2014 com um projeto-piloto utilizando a comunicação interna eletrônica, e depois com o protocolo eletrônico.
Em julho de 2019, teve início a digitalização dos processos, e com a pandemia, em 2020, a digitalização dos processos físicos. Em agosto de 2019, acabaram os processos de papel, e inclusive os processos de atos de pessoal passaram a ser eletrônicos.
Também participaram da reunião o secretário-geral de Controle Externo, Donato Volkers, a secretário-geral Administrativa e Financeira Arinélia Aguiar, a chefe de gabinete da Presidência, Leila Martins, o servidor Thiago Duarte e o coordenador de Comunicação, Rodrigo Santana.
O desembargador Pedro Valls Feu Rosa parabenizou o trabalho realizado pelo TCE-ES, e sugeriu a realização de parcerias entre as instituições para continuar com a troca de conhecimentos sobre a área.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866