Em virtude das manifestações sindicais realizadas na Grande Vitória nesta sexta-feira (30), o 1º Encontro Técnico de Orientação aos Regimes Próprios de Previdência (RPPS), que ocorreria às 12h30, precisou ser adiado. Uma nova data será agendada para realização do debate. O evento, que é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo com apoio do Banestes e da Associação Capixaba dos Institutos de Previdência será realizado no auditório do Tribunal.
O encontro servirá para troca de conhecimentos na área previdenciária e para conhecimento do que estão fazendo os gestores para equilibrar suas finanças. É direcionado aos técnicos, servidores e gestores do Tribunal de Contas e dos institutos de previdência, estadual ou municipais
O diretor de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros do Banestes, Jose Marcio Soares de Barros, será um dos palestrantes. Ele falará sobre produtos que podem compor o portfólio dos institutos para melhorar o resultado das aplicações financeiras, como os fundos de investimento.
“Os regimes próprios de previdência devem ser estruturados a partir de um equilíbrio financeiro e atuarial. Para que se atinja o equilíbrio, a regra é simples: em determinado exercício financeiro, as receitas devem ser suficientes para cobrir as despesas previdenciárias, sobretudo o pagamento das aposentadorias e pensões”, disse Barros.
Outro palestrante será o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas, Domingos Augusto Taufner. Ele falará sobre o aprimoramento de técnicas e fiscalização dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866