O auditor Aroldo Gaspar Porcari teve sua dissertação de mestrado publicada na edição de julho da renomada Revista científica “E&G (Economia e Gestão)”, produzida e publicada pelo Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Administração (PPGA) da PUC Minas.
Aroldo, que atua no Gabinete da Presidência (GAP) do TCE-ES, escreveu a pesquisa intitulada “O IMPACTO DE FATORES ECONÔMICOS E DE CAPITAL HUMANO NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)”, durante o seu mestrado em Administração e Gestão Pública, realizado Fucape Business School, entre 2017 e 2018. O trabalho ainda teve a participação de Aridelmo Teixeira e Leonardo da Conceição Silva.
A dissertação buscou analisar como a qualidade na educação é importante para a condução de políticas públicas. “Nosso objetivo foi apontar o impacto de variáveis de natureza econômica e qualificação pessoal do gestor público e dos docentes no IDEB no ano final da educação fundamental nos municípios capixabas. A metodologia utilizada foi de regressão linear múltipla, estimando modelos com dados em painel. Os resultados evidenciam que a qualificação docente apresenta associação estatística significativa e positiva com a nota do IDEB no ano final da educação fundamental. Espera-se que o estudo contribua para a formulação de políticas públicas que visam melhorar a qualidade da educação básica”, destacou o auditor.
Perguntado acerca da importância da publicação do trabalho na revista, Porcari afirmou que ele denota a relevância da matéria e a indissociável necessidade de aprimoramento na elaboração e condução das políticas públicas no Estado e no país, em especial aquelas voltadas à educação básica.
“Ademais, o sucesso da dissertação demonstra o acerto do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) em investir na qualificação de seus servidores, fomentando cada vez mais a especialização em áreas estratégicas para o desenvolvimento social”, afirmou.
Confira a edição da Revista clicando aqui.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866