Oitenta e cinco por cento dos participantes do Enfoc conseguiram aplicar o conteúdo aprendido nos treinamentos em seu dia a dia do trabalho: é o que revelou uma pesquisa realizada da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) com os servidores municipais que participaram do Encontro de Formação em Controle (Enfoc) em 2023.
A pesquisa, apresentada nesta tarde durante a abertura geral da edição do Enfoc 2024, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (4), expôs, ainda, que 99,5% dos participantes do treinamento consideraram que é importante que a Escola de Contas (ECP) continue a oferecer capacitação aos servidores municipais no interior.
O secretário da ECP, Fábio Vargas, explicou que a pesquisa foi realizada para basear a construção da programação do Enfoc 2024. Nela, foram verificados, junto aos 369 participantes, quais foram as percepções e necessidades destacadas pelos servidores em relação às suas experiências durante os cursos.
“Buscamos um alinhamento entre o que nós ofertamos com a necessidade real daqueles servidores que participaram dos cursos. Com a pesquisa, verificamos que o programa teve sim efetividade, uma vez que 77,8% dos participantes estimaram que melhoraram seu desempenho no trabalho como resultado direto dos conhecimentos obtidos nos treinamentos do Enfoc”, revelou.
Em relação às dificuldades enfrentadas pelos servidores municipais abordadas na pesquisa, 13% alegaram alguma falta de visão estratégica de seus gestores quanto à importância dos treinamentos. Além disso, 12% afirmaram terem enfrentado falta de fornecimento de transporte para o município do curso e 6% falta de pagamento de diários pelo município.
“Os gestores precisam continuar, cada vez mais, incentivando a participação de todos os seus servidores nos conteúdos-chaves, necessários para o funcionamento correto do ente municipal”, afirmou o secretário.
A Escola de Contas, responsável pela realização do Enfoc, maior programa de capacitação do TCE-ES voltado para servidores públicos, está empenhada em auxiliar cada vez mais no aprimoramento do serviço público no Estado.
“Somos a terceira Escola de Contas que mais capacita no Brasil, com aproximadamente 55 cursos online oferecidos, sendo a quantidade modificada a partir da identificação de novas necessidades de atualização no portifólio. Neste ano, iremos buscar ampliar nossos cursos online, produzindo mais formações 100% a partir de inteligência artificial”, destacou Fábio.
Compromisso com a responsabilidade fiscal
Ainda durante o evento de abertura, o diretor da Escola de Contas, conselheiro Rodrigo Chamoun, destacou o compromisso do TCE-ES com a orientação e treinamento dos servidores públicos em relação a responsabilidade fiscal.
Segundo Chamoun, a ECP busca treinar os gestores para evitar que os mesmos assumam obrigações sem violar os limites legais.
“Mais do que cumprimento de leis, conseguimos enraizar aqui no Estado a cultura da gestão fiscal, que é maior do que o simples cumprimento de uma tabela legal. O que podemos perceber no Espírito Santo é que há um pacto entre governantes e governados de que equilíbrio nas contas públicos e respeito à responsabilidade fiscal são bases fundamentais para o bom funcionamento da administração pública e para o bom fornecimento dos serviços públicos”, afirmou.
Por fim, o conselheiro afirmou que os gestores podem contar com um Tribunal de Contas que alerta, orienta e determina, bem como, que austera, para àqueles que insistem na violação das exigências legais.
“Vamos continuar de mãos dadas controles e gestores para continuarmos sendo um exemplo para o Brasil no que se refere à responsabilidade fiscal”, finalizou o diretor da ECP.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866