O diretor da Escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, anunciou, durante a sessão plenária realizada nesta terça-feira (09), algumas das ações de ensino e capacitação previstas para 2021. Já no primeiro quadrimestre serão realizados eventos virtuais sobre o sistema Geo-Obras, Metodologia BIM na Administração Pública, Dicas para um controle de execução de contratos mais eficaz, e um grande encontro virtual sobre Educação: Desafios na Educação Pública (2021 – 2024).
O conselheiro destacou ainda que a ECP também capacitará gestores e servidores sobre a nova Lei de Licitações. Também estão previstas palestras virtuais híbridas em parceria com o CRC-ES e a AMUNES. Essas palestras têm por foco prioritário capacitar profissionais contábeis dos órgãos jurisdicionados e serão ministradas no auditório do CRC, com transmissão em tempo real.
“Outro evento relevante que merece ser citado é o Programa de Formação Continuada para Contadores Públicos. Este programa, ainda em construção, será realizado em parceria com o CRC-ES e visa instrumentalizar os contadores públicos dos órgãos jurisdicionados para lidar com o vasto conhecimento contábil necessário para o exercício de suas atividades”, afirmou.
Também há ações de capacitação voltadas para o público interno, além da oferta de bolsas em programas de pós-graduação. Atualmente, a Corte já possui convênio para a oferta de bolsas no programa de Mestrado em Gestão Pública e em Ciências Contábeis. A ECO busca ampliar essa parceria com o Departamento de Economia para uma provável oferta de bolsas de mestrado. A parceria com a UFES apresenta a vantagem de não acarretar em dispêndio financeiro para o custeio das bolsas, visto que se trata de uma universidade pública.
“O cenário, neste ano, continua muito desafiador. Mas mesmo com todas as limitações que o momento exige, a nossa Escola continuará buscando, com profissionalismo, atender às demandas da melhor forma possível, principalmente com o uso, ainda mais intenso, da educação a distância”, concluiu.
Balanço 2020
Ao iniciar sua fala, Ciciliotti apresentou um balanço das ações de 2020. No ano, a ECP capacitou mais de 36,6 mil pessoas. Foram 71 eventos a distância realizados, incluindo cursos online, cursos transmitidos em tempo real, encontros virtuais e webnários.
“Sabemos que foi um ano com um cenário desafiador, que trouxe limitações para todos, inclusive para os órgãos públicos. Para fazer frente a esse contexto e continuar atendendo às demandas crescentes de capacitação, nossa Escola de Contas se reinventou e se utilizou de novas tecnologias, utilizando-se, principalmente, do ensino a distância”, pontou o conselheiro.
Ele destacou ainda que, comparada a outras Cortes, a Escola de Contas do TCE-ES teve o maior volume de eventos a distância realizados em 2020. “O sucesso de nossos eventos pode ser facilmente percebido pela participação expressiva do público alvo. Esses resultados reforçam a posição de nossa escola como uma das melhores escolas entre as diversas escolas de Cortes de Contas”, afirmou ele. Ele citou, com destaque, a Série Teses de Direito Financeiro, que se trata de uma série de encontros virtuais realizados em parceria com a USP sendo que, em cada oportunidade, é apresentada uma tese do direito financeiro pelo seu próprio autor. Em 2020, ministramos 3 edições desta série e pretendemos ministrar mais 7 edições neste exercício.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do TCE-ES
(27) 98159-1866
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866