Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor de 2022 foi celebrado em grande estilo no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), nesta quarta-feira (26). A Corte de Contas contou com a presença do ex-jogador de basquete da seleção brasileira, Oscar Schmidt, para uma palestra emocionante denominada “Paixão”, na qual ele traz relatos e reflexões sobre sua carreira, família e valores.
Antes de sua palestra, o Coral de Contas do TCE-ES realizou uma apresentação da música “Berimbau” de Vinicius de Moraes, marcando o retorno às atividades após dois anos de pausa, durante a pandemia.
Em seguida, o presidente do tribunal, conselheiro Rodrigo Chamoun, fez uma fala de boas-vindas e agradeceu a presença de todos os cerca de 200 servidores presentes, em especial ao palestrante, Oscar. “Você é um brasileiro unânime, sempre fonte de inspiração, luta, superação e persistência”, frisou.
Em sua fala, Chamoun destacou que o propósito fundamental da atuação do Tribunal é melhorar a vida das pessoas no presente e no futuro e, que o trabalho realizado na Corte muda o Espírito Santo. Frisou também que o que é feito no tribunal, serve de fonte de inspiração para outros Tribunais de Contas Brasil afora.
Avaliando que a estrutura física do TCE-ES é simples, comparada a outras estruturas, para Chamoun, a fortaleza não está no prédio, e sim nas pessoas apaixonadas pelo trabalho que fazem.
De acordo com o presidente, a maior lição deixada pelo trabalho na Corte é que é o controle da administração pública é complexo, desafiador e testa os limites pessoais e institucionais a todo momento. Mas ressaltou que no tribunal existem pessoas qualificadas, comprometidas e inovadoras que fazem o seu trabalho com paixão e orgulho. “Tudo importa e todos importam, por isso, nosso time só é completo com cada um de vocês”, finalizou.
Palestra e homenagens
Na sequência do evento, Oscar Schmidt realizou uma emocionante apresentação, arrancando gargalhadas e também emocionando os servidores. Na palestra, ele traz história e reflexões em torno dos 5 valores que entende que devem nortear a carreira: sonho, treino, obstinação, time e paixão.
Em 2011, Oscar foi eleito o melhor palestrante do país no prêmio Top of Mind de RH, dado aos profissionais que mais se destacaram no segmento corporativo durante o ano. Ao longo de sua carreira, ele já foi indicado oito vezes, tendo vencido cinco.
Com seu jeito brincalhão e espontâneo, o ex-jogador mostrou fotos e vídeos que marcaram sua carreira, falou sobre seus dois filhos e sua esposa, essenciais em todos os momentos de sua vida, principalmente quando descobriu um câncer no cérebro.
Após as apresentações, o TCE-ES realizou, pela primeira vez, uma homenagem aos servidores pelos anos de serviços prestados à instituição. Os que possuem 10 anos de TCE-ES, receberam a medalha de bronze; 20 anos, de prata; e 30 ou mais, receberam a comenda classe ouro. Ao todo, 58 servidores foram premiados.
Maria das Graças Malbar da Silva (NCD), tem 52 anos de serviços prestados à Corte e ganhou a medalha de ouro. Antônio de Pádua (NCD), com 41 anos, Ildemar Borges Júnior (NLC), com 45 anos, e João Manoel da Silva (NSF), com 42 anos de serviço, também receberam a medalha de ouro.
Outros 14 servidores com 30 anos de serviço, ou mais, receberam a medalha de ouro, outros 35, com 20 anos de trabalho, receberam a medalha de prata, e outros 14, com 10 anos de serviço, receberam a de bronze.
Servidora mais antiga do órgão em atividade, Maria das Graças se emocionou com a homenagem, e declarou sentir gratidão por um momento tão especial. Ela deixou um conselho aos servidores que estão ingressando e para aqueles que já tem anos de casa. “Que eles tenham dedicação, trabalhem e confiem, pois essa é a chave para o sucesso”, concluiu.
O presidente Chamoun, os conselheiros Rodrigo Coelho, Sérgio Aboudib, Carlos Ranna, Domingos Taufner, Sérgio Borges e Luiz Carlos Ciciliotti, e o procurador-geral de Contas Luiz Henrique Anastácio fizeram as entregas das medalhas aos homenageados.
Veja como foi o evento:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866