Os integrantes da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas) se reuniram nesta quarta-feira (29), durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Fortaleza (CE), para debater o Plano de Metas do colegiado para 2024.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Coordenador Técnico da InfoContas, e auditor de controle externo do TCE-ES, Márcio Marinot. Após a abertura da reunião, realizada pelo conselheiro do TCE-PE Carlos Neves, o grupo iniciou discussões sobre as ações executadas pela rede no último exercício, e algumas estratégias de ação para contribuir com a nova gestão, no próximo ano.
“Nós elaboramos uma proposta de Plano de Metas para auxiliar a transição da nova gestão da Rede InfoContas, levando em consideração as experiências vividas no último exercício, e as perspectivas para o próximo, buscando a continuidade das ações exitosas”, destacou Marinot.
Nesta quarta-feira ocorre a eleição da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na qual também será definido o novo colegiado que vai compor a Rede Infocontas e seu coordenador.
A InfoContas constitui um espaço colegiado e permanente no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros formado pelo conjunto harmônico e integrado das Unidades de Informações Estratégicas, que são unidades organizacionais instituídas e implantadas em cada Tribunal partícipe da Rede, para viabilizar a cooperação técnica e o intercâmbio de dados e conhecimentos, no interesse das atividades de Inteligência de Controle Externo.
A Gestão da Rede é exercida por um Órgão Colegiado e um Comitê Gestor. O Órgão Colegiado é composto pelos presidentes dos Tribunais de Contas brasileiros partícipes do acordo de cooperação técnica, da Atricon e do IRB, ou membros por eles indicados, e é presidido por um membro eleito entre os pares, para mandato de 2 anos, na mesma sessão de eleição do presidente da Atricon.
Atividades
Durante todo o dia, os servidores do TCE-ES se dividiram para acompanhar a extensa programação do Congresso. A secretária-geral de Controle Externo do Tribunal, Simone Velten, participou da reunião de secretários-gerais; a equipe da Comunicação do TCE-ES acompanhou a oficina “IA para potencializar as ferramentas de comunicação”; e a auditora Paula Sabra participou da oficina “Desafios da Educação Antirracista”; e os servidores Guilherme Bride, Flavia Holz, Igor Magri, Klayson Bonatto, Fatima Mavigno, Karina Travaglia, Rafael Tristão e José Caldas Junior participaram da oficina “Ciência de dados e inteligência artificial: como os TCs estão vivendo essa revolução?”.
Já Andrea Norbim, coordenadora da Ouvidoria do TCE-ES, participou da reunião do Comitê das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social, onde ficou acertado que ela exercerá a função de assistente técnico do GT – Força tarefa MMDTC – Ouvidorias ao longo de 2024. Ao todo, participam do Congresso 30 servidores e membros do TCE-ES.
O Congresso
O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) está ocorrendo entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. São quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866