Na cerimônia de sua posse como procuradora-geral de Justiça para o próximo biênio, realizada na tarde desta segunda-feira (02), no Centro de Convenções de Vitória, Luciana Andrade afirmou que o Ministério Público Estadual (MPES) e o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) estreitaram a relação institucional, desenvolvendo “relevantes projetos e ações, potencializando, assim, resultados positivos aos nossos jurisdicionados”.
“Durante a pandemia, nos demos simbolicamente as mãos e lutamos, juntos, com os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e com a sociedade capixaba para que enfrentássemos de peito aberto a Covid-19. Juntos fizemos um trabalho fantástico para fiscalizar a qualidade do armazenamento de nossas vacinas”, pontuou a procuradora, ressaltando o levantamento de informações técnicas e a visita a unidades de saúde para verificação das condições dos imunizantes. “Conseguimos apoiar a vacinação em nosso estado. Muito obrigada”, afirmou.
O presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, participou da solenidade compondo a mesa de autoridades. Os conselheiros Rodrigo Coelho do Carmo, Carlos Ranna e Luis Carlos Ciciliotti também prestigiaram a posse.
Luciana Andrade foi reconduzida ao cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo pelo governador Renato Casagrande. A atual PGJ foi conduzida pela primeira vez ao cargo em maio de 2020 e chefiará a instituição por mais dois anos (biênio 2022-2024). Ela é a primeira promotora de Justiça a ocupar o cargo de Procuradora-geral de Justiça. Foi candidata única, eleita e nomeada.
Currículo
Luciana Gomes Ferreira de Andrade é natural de Taubaté, São Paulo. Ingressou no Ministério Público do Estado do Espírito Santo em maio de 2003, como promotora de Justiça Substituta na Promotoria de Justiça de Vila Velha. Depois atuou em diversas comarcas do Estado, como: Barra de São Francisco, Águia Branca, Linhares, Aracruz, Montanha, Mucurici, Rio Bananal, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Vitória, Cariacica, Serra e Viana.
Em 2011, foi promovida, por merecimento, para atuar na entrância especial. Trabalhou em diferentes áreas de atuação do Ministério Público no criminal, cível e infância e juventude. Atualmente é titular na matéria de execução penal na Promotoria de Justiça Criminal de Viana.
Integrou o Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep) do MPES, desde a criação, em 2006, o qual coordenou de 16 janeiro a 2 de maio de 2012. Deixou a coordenação do Getep para atuar na função de secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça de 2012 a 2020, nas gestões dos então procuradores-gerais de Justiça Eder Pontes da Silva e Elda Márcia Moraes Spedo.
Como secretária-geral foi responsável também pela supervisão das assessorias de Controle Interno, Legislativa e Gestão Estratégica do MPES, com destaque para a execução do plano de modernização contínua da instituição, em especial a promoção do realinhamento do planejamento estratégico da instituição e a implementação do Programa de Padronização da Rotina Administrativa (Propad) em todo o Estado.
Em 2020, foi a candidata mais votada por seus pares para a Procuradoria-Geral de Justiça, sendo nomeada para o cargo pelo governador Renato Casagrande em 25 de março daquele ano. No dia 4 de maio de 2020, no ápice da pandemia pelo Coronavírus-19, tomou posse como procuradora-geral de Justiça para o biênio 2020-2022.
Além da graduação em Direito pela Universidade de Taubaté/SP, é especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul e possui MBA em Gestão Sustentável nas Organizações pela Fucape. Também é mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha (UVV), cujo trabalho de conclusão trata do sistema prisional feminino capixaba e a ótica da equidade de gênero. Atualmente é doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866