Os servidores contratados para as vagas na área de Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), após o processo seletivo aberto no início deste ano, receberam as boas-vindas dos gestores, em um evento virtual realizado nesta quinta-feira (8). São ao todo 15 servidores contratados como designação temporária e 8 servidores em cargos em comissão, também recém-contratados, que passam a fazer parte da Secretaria Geral de Tecnologia e Informações (SGTI).
O evento teve o objetivo de recepcionar e apresentar aos novos profissionais a estrutura, projetos e desafios da Tecnologia da Informação na Corte de Contas, em especial neste contexto em que a área passou a ser uma das principais engrenagens do órgão.
O presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, apresentou aos novos servidores quais são as atribuições da Corte, e de que forma eles poderão atuar para aperfeiçoar ainda mais as soluções tecnológicas do Tribunal.
“Nosso Tribunal virou referência para o Brasil. Ele cumpre um primeiro papel, que é ser guardião da gestão fiscal responsável, que é manter as contas em dia. Nosso trabalho, de fiscalização rigorosa, passa por vários instrumentos que a nossa TI desenvolveu, juntamente com nosso time de negócios. Nossos auditores, analistas, elaboram o que precisam, passam para a TI, que desenvolve a ferramenta, e assim vamos melhorando nossos instrumentos de fiscalização”, destacou.
Chamoun também apontou outras frentes de fiscalização que tem sido incrementadas, contando com a tecnologia.
“Também precisamos garantir controle às aquisições governamentais, que passam por processo de licitação. Tem vários instrumentos sendo desenvolvidos, que nos ajudam nessa fiscalização. E garantir a qualidade das políticas públicas: saúde e educação, por exemplo, que consomem grande parte dos recursos públicos. O que a gente faz é buscar melhorar a vida das pessoas, e é para isso que vocês estão sendo chamados, para entrar nesse time que tem essa missão tão nobre”.
O secretário geral das sessões, Odilson Souza Barbosa Junior, mostrou aos servidores como é o funcionamento do Tribunal, que possui a maior parte de suas tarefas informatizadas, graças à TI.
“A função que a gente desempenha aqui faz diferença para a sociedade. O serviço público é um dom, e estamos aqui para prestar serviço público de qualidade. O prazo de contrato de vocês pode ser de até 6 anos, o que é quase uma vida profissional. Vocês vão gostar muito de suas atividades. E sempre que vocês estiverem desenvolvendo os programas e atribuições, lembrem da finalidade. Que estão trabalhando para deixar a sociedade mais consciente, dar mais transparência, para as pessoas saberem onde os recursos públicos estão sendo aplicados, para a gente julgar mais rápido, tentar ser mais justo, e tentar construir uma sociedade melhor”, afirmou.
Importância
Responsável por comandar os novos integrantes, o Secretário Geral da SGTI, Klayson Bonatto, explicou aos servidores sobre a mudança recente na estrutura organizacional do TCE-ES, desde o início de 2020, na qual a Secretaria de TI passou a ser uma secretaria geral, que responde diretamente ao presidente.
Ela está dividida em 2 secretarias, uma voltada às soluções do controle externo, e outra voltada para as soluções internas, e cada uma delas se divide em coordenações.
“Vocês sabem que hoje uma organização moderna converge os seus fluxos de trabalho para sistemas e tecnologia da informação. E no Tribunal de Contas não é diferente. Isso para a gente é motivo de orgulho, de satisfação, mas também traz grande preocupação, o peso da responsabilidade. A chegada de vocês nos ajuda a dividir essa carga. Praticamente todos os fluxos de trabalho do Tribunal hoje precisam da TI para rodar”.
Ele destacou que a visão do setor é ser referência no Brasil na prestação de serviços de TI voltados ao controle externo, até 2023, facilitando o acesso à informação, a prestação de serviço e a participação social. Além disso, apresentou as principais plataformas em funcionamento no Tribunal, que possuem diferentes “clientes”: o e-TCEES, utilizado pelos servidores, para trabalhar os processos; o CidadES, desenvolvido para os jurisdicionados; e o Painel de Controle, para os cidadãos.
“Quem vai receber os nossos serviços, direta ou indiretamente, são os cidadãos. Durante o período em que estiverem com a gente, que a gente sempre tenha como foco o cidadão”, afirmou.
O secretário geral da Segex, Donato Volkers, também recepcionou os novos servidores, e ressaltou que o objetivo da Corte hoje é aprimorar o acesso à informação, pois elas são a matéria-prima do trabalho.
“Desejo boas-vindas especiais aos novos servidores, vocês são muito esperados. Mais de 80% dos projetos que o Tribunal desenvolve tem relação com a TI, e boa parte deles é para atender as ações de controle externo, que envolvem as unidades vinculadas à Secretaria Geral de Controle Externo, que é onde ficam os auditores, que realizam as auditorias e inspeções”.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866