O 1º Encontro Capixaba sobre Doenças da Retina reuniu profissionais da saúde, pacientes e seus familiares, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), em Vitória. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (29) e discutiu os desafios e alternativas do portador de doenças da retina.
Na abertura do evento, que contou com o apoio da Corte de Contas, o coordenador do Retina ES e Presidente da Comissão de Acessibilidade do TCE-ES, João Estevão Silveira Filho, deu as boas-vindas aos participantes. “Esse é um evento que preza pela qualidade. O Grupo Retina promove eventos para a discussão, debate e estudos das doenças que afetam os deficientes visuais”, explicou.
A palestrante e presidente do Retina Brasil, Maria Julia da Silva Araújo, falou sobre os desafios dos pacientes. “O nosso principal objetivo é apoiar. A pessoa que recebe um diagnóstico de uma doença que não tem cura, fica muito impactada. E quando você descobre um grupo de pacientes que tem o mesmo problema, que organiza debates e se propõe a ser uma voz junto ao poder público, as coisas ficam mais fáceis”, afirmou.
O encontro marcou também a inauguração da filial capixaba da organização Retina Brasil. O grupo possui sete unidades espalhadas pelo país e conta com cerca de 4,5 mil pessoas cadastradas no Brasil.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866