O Encontro de Formação em Controle (Enfoc) traz o curso Política de Gestão de Pessoas nos Municípios e Impactos Fiscais e Previdenciários, visando a capacitação de servidores públicos que atuam nos setores de recursos humanos e de pessoal, servidores que atuam nos setores de administração e planejamento, servidores do Controle Interno, assessores e consultores jurídicos, vereadores e assessores de vereadores, e servidores que atuam nos regimes próprios de previdência social.
Com carga horária de 4horas/aula, o curso é ministrado pelo auditor de controle externo do TCE-ES e coordenador de fiscalizações do NPPREV, Diego Henrique Ferreira Torres. Diego é formado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em administração pelo Centro Universitário Claretiano, pós-graduado em direito público pela PUC-MG, e atualmente é mestrando em gestão pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O que esperar do curso
“Escolhi esse tema para o curso pois ainda é um desafio muito grande realizar a gestão de recursos humanos nos municípios. A despesa com pessoal por si só é o maior gasto dos municípios e isso demanda muita atenção dos gestores”, explica Diego. “Essa área também tem características que a tornam mais complexa, pois há diversos impactos fiscais e previdenciários que exigem decisões importantes na hora da contratação”, completa.
Além disso, o auditor comenta que outro foco importante do curso é fazer com que os gestores pensem na área de pessoal não apenas como uma área que contrata e gerencia a folha de pagamento, mas que também realiza a política de pessoal planejando, capacitando e gerindo os recursos humanos.
“Os gestores lidam com várias dificuldades no dia a dia e com novos desafios eventualmente, então o curso tem sido uma troca de informações e experiências necessária para ajudar os gestores e até mesmo nossa própria equipe do TCE-ES. Os feedbacks têm sido positivos quanto a essa interação possibilitada pelo ENFOC”, finaliza.
O conteúdo é dividido em quatro etapas: política de gestão de pessoas na administração pública, gestão de pessoas e a previdência dos servidores públicos, gestão de pessoas e responsabilidade fiscal, e planejamento da política de gestão de pessoas a médio e longo prazos e fatores de risco.
O objetivo é que ao final do curso os alunos compreendam os principais conceitos aplicados à política de gestão de pessoas, bem como os impactos da política de pessoas e dos atos de pessoal na previdência dos servidores públicos e na gestão fiscal municipal.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866