Dando continuidade ao maior programa de capacitação presencial do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), servidores públicos ampliaram seus conhecimentos sobre o tema “Governança, Gestão de Riscos e Compliance, em curso realizado nesta quinta-feira (22). O assunto é relativamente novo no serviço público, sendo a primeira vez que é ministrado em treinamento presencial pela Corte de Contas capixaba.
O conteúdo foi apresentado pela servidora Eliane Cabrini Ramalho a profissionais das áreas de controle interno, finanças, ouvidoria, contabilidade, administração, assistência social, procuradoria, entre outras.
“É um prazer recebê-los presencialmente. Convido a ressignificar o tema, que é relativamente novo no serviço público, em especial Governança e Compliance. Conversar e crescer o assunto juntos para aplicação prática no dia a dia. Além de ser uma oportunidade de crescimento profissional para todos”, assinalou a servidora ao iniciar o curso.
Há 13 anos no serviço público e pós-graduada no MBA em GRC Governança, Gestão de Riscos e Compliance (UVV), ela começou falando da intencionalidade dos servidores em aprender e aplicar o tema no seu dia a dia de trabalho.
Servidor da Câmara de Vereadores de São Gabriel da Palha, Renato Timm Siqueira, afirmou estar participando do curso para poder adquirir conteúdo e colocá-lo em prática. “É uma oportunidade estar aqui. Ter aprendizado para o trabalho que executo na Câmara. Poder contribuir com o serviço público”, frisou.
No decorrer da capacitação, que durou oito horas e foi realizada no Ifes de Nova Venécia, os servidores receberam embasamento teórico para identificar e analisar instrumentos e conceitos relacionados à tríade da Governança, da Gestão de Riscos e do Compliance (GRC).
Também puderam abordar estrategicamente os benefícios da adoção de diretrizes de governança, governança pública (Decreto 9.303/2017), política de gestão de risco de integridade, políticas de gestão de ativos reputacionais e de programas de integridade e de Compliance nas organizações públicas.
No contexto da Governança, Eliane Cabrini falou sobre a “novidade” chamada governança e o que a diferencia da gestão; dos conceitos de governança pública; das teorias relacionadas aos conflitos de interesse e como mitigá-los. Além da interligação dos assuntos da Tríade de GRC e a multidisciplinaridade dos profissionais dessa área.
“A Governança que conta com a gestão dos riscos estratégicos, operacionais e de integridade dentro das unidades, para a melhor tomada de decisão, vai ao encontro da efetividade e da materialização da entrega de resultados para a sociedade”, enfatizou.
A respeito do Compliance, após fazer uma introdução sobre o tema, ela falou da cultura do Tone from the top (expressão que pode ser explicada por “O exemplo vem de cima”). Também explicou a concreta aplicação da Lei 12.846, de 01 de agosto de 2013 (Lei Anticorrupção), como ela é adotada dentro das organizações públicas, os critérios e normativos que envolvem a implantação de um efetivo sistema de integridade a partir dos controles internos.
O Enfoc
O Encontro de Formação em Controle (Enfoc) acontecerá de junho a dezembro desse ano, em sete polos no Estado. Durante sete meses, serão ofertados cursos gratuitos de atualização e de aperfeiçoamento para gestores, vereadores e servidores municipais em sete polos do Estado.
Confira a programação completa e inscreva-se aqui.
Saiba mais sobre o Enfoc
Maior programa de capacitação presencial do TCE-ES terá início no próximo dia 6 de junho
Próximo destino do Enfoc será em Colatina, no próximo dia 27 de junho. Inscreva-se!
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866