A partir de uma parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que doou ao Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) um conjunto de equipamentos estimados em mais de R$ 750 mil, foi possível que a Corte ampliasse o seu espaço para armazenamento de dados.
Além de garantir significativa economia de recursos, uma vez que não foi necessário comprar o equipamento, a doação das máquinas supre uma antiga demanda interna do TCE. “A escassez de espaço para o armazenamento de dados estava se transformando em um problema que impossibilitava a execução dos novos e antigos projetos”, destaca o servidor Klayson Bonato, do Setor de Informática.
Com a instalação, os servidores terão mais espaço de memória na caixa de correio e na rede corporativa. Além disso, a medida possibilitará mais eficiência no funcionamento de sistemas do Tribuna.
O coordenador de Tecnologia da Informação, José Maria Esclausero, explica que serão necessários cerca de dois meses de adaptação para que os servidores possam usufruir dos benefícios dos novos equipamentos. “Estamos reformulando os antigos sistemas atualmente em uso. Será necessário modificar toda a política de aplicação dos sistemas, o que leva um certo tempo”, destaca.
Parceria
A doação das máquinas ao Tribunal de Contas é resultado de uma parceria entre os setores de Informática do TCE e da Secretaria da Fazenda. O Tribunal já foi beneficiado há três anos, quando a Sefaz também cedeu um sistema de segurança de rede. Seguindo a política de parceria, o Tribunal também doará as antigas máquinas a uma instituição ainda a ser avaliada.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866