O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) deu início, no último mês, a um processo de Auditoria Operacional que irá fiscalizar a eficácia do esclarecimento dos crimes contra o patrimônio do Governo do Estado, do ponto de vista da quantidade de crimes investigados, da identificação e sanção dos responsáveis e do atingimento das metas estabelecidas.
Adicionalmente, a fiscalização busca também avaliar a eficiência do Governo na aplicação dos recursos humanos e dos materiais empregados na investigação dos crimes patrimoniais.
Nesta terça (16), os auditores da equipe do Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento de Outras Políticas Públicas Sociais (NOPP), Bruno Faé, Maira Rebello Magalhães Guimarães e Luis Filipe Vellozo Nogueira de Sá, se reuniram com a alta cúpula do setor de segurança pública do Governo do Estado, para apresentar a atuação do TCE-ES na avaliação de políticas públicas e explicar o objetivo e da fiscalização instaurada.
Os jurisdicionados fiscalizados pela auditoria serão, além do Governo do Estado do Espírito Santo, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), a Secretaria de Estado de Governo (SEG), e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP).
Participaram da reunião o Secretário de Estado do Governo, Álvaro Duboc, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante, o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Sergio Ferreira, o Delegado-geral da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda, o titular Superintendência de Polícia Especializada da Polícia Civil, delegado José Lopes, o Diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, o major da Polícia Militar Leonir Evaristo, e o investigador da Polícia Civil, Augusto Carlos.
No encontro, o secretário Álvaro Duboc fez um resgate histórico sobre o Programa Estado Presente, do Governo do Estado, e apresentou os principais avanços na área da segurança pública. Duboc também explicou aos auditores os principais elementos que têm contribuído para o enfrentamento dos crimes contra o patrimônio no Estado.
Por fim, foram estabelecidos os canais de comunicação entre a equipe de fiscalização e os integrantes do Governo, que serão fundamentais para o bom andamento dos trabalhos de fiscalização da Corte de Contas.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866