O secretário-geral de Tecnologia da Informação, Klayson Bonatto, e o secretário de Tecnologia da Informação, Igor Vale, receberam, na tarde de quinta-feira (10), o diretor de Transparência, Inovação e Projetos Especiais da Assembleia Legislativa (Ales), Marcos Pontes de Aquino. O representante do Legislativo estadual veio ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) conhecer o modelo de sessão virtual utilizado pela Corte.
Igor ressaltou que existem sessões virtuais tanto para as Câmaras quanto para o Plenário e mostrou o modelo utilizado. “Tudo está interligado. Existe um prazo para o relator pautar o processo, outro para disponibilizar o voto, também existe a possibilidade de retirar o processo de pauta antes do início da sessão. Tudo isso de forma virtual”, explicou Igor.
Klayson, por sua vez, destacou que a implantação das sessões virtuais deu uma grande agilidade ao julgamento de processos. “Nós utilizamos um sistema relativamente simples, mas que oferece um grande retorno. Os julgamentos ficaram mais rápidos. Mesmo as sessões presenciais estão mais céleres, já que grande parte dos processos é definida na sessão virtual”, ponderou.
A utilização da sessão virtual também permite a disponibilização de áudio e vídeo para os advogados, o acompanhamento por parte dos jurisdicionados, entre outras funcionalidades.
“A equipe do TCE-ES está de parabéns pelo formato utilizado. A atual mesa diretora da Assembleia Legislativa pensa implantar um sistema semelhante, principalmente no mundo das comissões, para que os deputados possam elaborar e votar os pareceres por meio de uma plataforma digital”, disse o diretor de Transparência, Inovação e Projetos Especiais da Ales, que esteve acompanhado por João Pedro Sperandio de Aquino.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866