A situação do Instituto de Previdência Social de Santa Leopoldina (IPSL) foi o foco de uma reunião realizada entre representantes do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e gestores do município. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (05), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Santa Leopoldina.
Logo na abertura dos trabalhos o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, agradeceu a acolhida que recebeu na cidade e destacou o estreitamento de relações entre o Tribunal e os gestores municipais. “O Tribunal de Contas é o guardião do setor público, mas nada melhor que alertar e orientar os gestores sobre os riscos existentes. Fazendo isso, acreditamos que a administração pública funcionará melhor e o povo terá melhores serviços”, disse Chamoun.
Logo depois, o presidente apresentou a equipe que participa das agendas na região. Estiveram presentes a secretária de Controle Externo de Contabilidade, Economia e Gestão Fiscal, Simone Velten, a secretária de Controle Externo de Fiscalizações, Flavia Holz, e a secretária de Controle Externo de Políticas Públicas e Sociais, Cláudia Mattiello.
Também estiveram presentes o secretário-geral das Sessões, Odilson Barbosa Junior e os auditores do NPPREV Diego Torres e Miguel Ulhoa, que apresentaram os dados referentes ao município disponíveis no Painel de Controle.
“Alguns municípios estão em situação crítica. Se a coisa não mudar, no futuro a situação tende a se prejudicar cada vez mais. Estamos preparados para orientar os gestores, e somente um trabalho em conjunto poderá solucionar este problema”, pontuou Miguel durante o debate.
Os auditores também apresentaram receitas, despesas, patrimônio e resultados atuariais do município, relação de ativos e inativos, relevância da Reforma da Previdência, e outros pontos referentes à situação previdenciária de Santa Leopoldina.
Novos auditores
Durante a saudação inicial, Chamoun destacou a presença de cinco dos novos auditores aprovados no último concurso público e recém-nomeados no TCE-ES. Patrick Zanoni, Lucas Matias Caetano, Thiago Castro Chiabai, Guilherme Luna da Silva Brumatti e Arthur Antônio Barbosa Soares Júnior já começaram a se integrar às equipes.
“É muito importante acompanhar trabalhos que já estão em curso para que consigamos observar o dia a dia de trabalho e atuação dos auditores do Tribunal como um todo”, disse Guilherme Brumatti.
Recepção
Antes da reunião no Cras, o presidente Chamoun foi recebido no gabinete do prefeito Romero Endringer. O prefeito destacou os novos empreendimentos do município, o relacionamento com a Câmara Municipal e as belezas naturais do município que tem mais de 13 mil habitantes.
“É uma satisfação muito grande receber a equipe do Tribunal de Contas aqui no nosso município. Temos nossas dificuldades, mas seguimos buscando melhorar a vida dos moradores de Santa Leopoldina”, disse Endringer.
Veja outras fotos do evento:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866