A Escola de Contas Públicas (ECP) conselheira Mariazinha Vellozo Lucas, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), alcançou a marca de 191 eventos realizados em 2021, entre cursos online, encontros virtuais e webinários. Todos eles ocorreram à distância, tanto na modalidade assíncrona (aulas gravadas) como síncrona (ao vivo). O número representou um avanço em relação aos 114 eventos realizados em 2020, ano em que os eventos online tiveram um salto, devido à pandemia.
Atualmente, 59 cursos estão sendo ofertados de forma online, na modalidade assíncrona, autoinstrucional, de forma contínua. A novidade para o próximo ano é a inclusão de metodologias inovadoras em seus cursos de capacitação.
Considerada uma das melhoras escolas no âmbito dos Tribunais de Contas, a ECP capacitou 55.046 pessoas em 2021, destacando-se em temas atuais como a Nova Lei das Licitações e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O número também superou 2020, que havia tido 36.662 pessoas capacitadas. Também foi realizada a primeira Oficina de Elaboração de Ementas Jurisprudenciais do TCE-ES, além de cursos nas áreas de Controle Interno, Auditoria e Certificação de Prestação de Contas.
A Nova Lei de Licitações e LGPD são destaques, pois existe novo ordenamento jurídico sobre os dois assuntos, que por sua vez são complexos”, assinalou o secretário da ECP, Fabio Vargas.
O valor total investido no setor foi de R$ 1.068.600,39, destinado a aquisições de novos equipamentos (câmera, microfone, entre outros), no pagamento de instrutores e na contratação de treinamentos (turmas abertas e fechadas).
A ECP também custeou quatro bolsas de estudo para o curso de pós-graduação Lato Sensu MBA em PPP e Concessões, destinadas a servidores da Corte.
Novidades
Para esse ano de 2022, a escola traz novidades, tanto para o público interno como para o externo.
Os servidores do Tribunal, por exemplo, poderão contar com os cursos de Liderança Officeless, Capacitação em Auditoria Operacional, Módulo avançado sobre Políticas Públicas e Nova Lei de Licitações.
Já para o público externo está previsto um webinário Registros Contábeis, além do evento virtual com orientação técnica aos municípios sobre renúncia de receitas com base na instrução normativa 68. Haverá ainda curso virtual de Governança para a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e sobre a Nova lei de Licitações.
Também serão realizados diversos eventos virtuais abrangendo os assuntos da fase preparatória de licitação; estudo técnico preparatório (ETP); termo de referência, e possíveis erros na gestão de contratos.
O foco permanecerá nos eventos somente da modalidade à distância, tanto no formato síncrono quanto no assíncrono. E para promover a Escola, serão incluídas metodologias inovadoras em seus cursos de capacitação, a exemplo de gamificação, design thinking e podcast.
Essas novas abordagens metodológicas deverão contribuir para o desenvolvimento estratégico das pessoas, concatenado com o planejamento estratégico do TCE-ES e com o Plano Anual de Ações Educacionais. Essas novas abordagens poderão ser utilizadas em conjunto ou separadamente. Todas as metodologias inovadoras ocorrerão em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), que já é utilizado pela Escola de Contas”, salientou o secretário da ECP.
Internamente, outra novidade acontecerá já na primeira quinzena do próximo mês de fevereiro. É quando serão lançados os painéis gerencias da ECP que, a exemplo do que já existe para o CidadES, permitirá o acompanhamento de indicadores da escola, por parte dos servidores, gestores e jurisdicionados.
Durante a primeira sessão plenária deste ano de 2022, realizada nessa terça-feira (25), o diretor da ECP, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, apresentou o balanço das ações realizadas pela Escola no último ano, e agradeceu o empenho de todos os servidores.
Quero agradecer a toda equipe da ECP, a todos os integrantes e participantes que trabalharam para que isso acontecesse”, assinalou.
Por sua vez, o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, complementou parabenizando pelo trabalho desenvolvido na escola.
Parabéns pelo trabalho de Vossa Excelência como diretor da Escola de Contas, ao auditor Fabio Vargas, e a todos aqueles que compõem aquela competente equipe. É uma estrutura que nos dá muito orgulho, e virou referência nacional”, frisou.
Quer ser aluno da nossa escola?
Acesse e se inscreva!
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866