Com objetivo de conhecer o trabalho de auditoria operacional, de análise de dados e de avaliação de políticas públicas desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União, uma equipe de auditores da Secretaria de Controle Externo de Políticas Públicas Sociais (SecexSocial) da Corte capixaba esteve em Brasília nesta terça-feira (03).
Na reunião, o grupo discutiu sobre o Projeto Integrar – recentemente aderido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). A coordenadora do Projeto Integrar sobre Governança Multinível e Políticas Descentralizadas, Renata Silveira Carvalho, passou informações atualizadas sobre o projeto e sobre as atividades que serão desenvolvidas a partir de agora pelas Cortes que aderiram ao projeto. Dentre as atividades, estão previstos cursos online e presenciais com a participação de técnicos da OCDE e de representante da Eurosai (European Organisation of Supreme Audit Institutions).
O TCE-ES assinou acordo de cooperação com o Instituto Rui Barbosa (IRB), TCU e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) no dia 06 de fevereiro, passando a integrar o Projeto, que tem como foco aprimorar a coordenação estratégica entre os Tribunais de Contas na fiscalização de políticas públicas nacionais descentralizadas (como educação, saúde e segurança pública), evitando a sobreposição e fragmentação de esforços. O piloto será realizado, inicialmente, na área de educação e o objetivo será o desenvolvimento de metodologia para selecionar ações de controle com maior risco e maior potencial de impacto.
Também foram tema da reunião as fiscalizações nas áreas de saúde e educação; e a metodologia / estrutura para realização de auditorias operacionais e para análise de dados de políticas públicas.
Participaram da visita técnica os auditores Cláudia Mattiello, Bruno Faé, Maytê Aguiar, Paula Sabra e Luis Filipe Vellozo.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866