Na tarde da última quarta-feira (23), o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Bruno Faé participou da apresentação do projeto “Aluno Auditor”, que busca estimular a participação dos estudantes na gestão pública por meio do acompanhamento do dia a dia da escola.
Na ocasião, o auditor pôde capacitar, em relação às metodologias utilizadas nas auditorias realizadas pela Corte de Contas, estudantes da Emef Pastor Oliveira de Araújo, no bairro Divinópolis, do município de Serra.
Durante o projeto, os alunos participantes irão fiscalizar a estrutura de salas de aulas, auditórios, parte externa das escolas, a merenda escolar, bibliotecas, banheiros, quadras, salas de informática, entre outros. A avaliação será feita por meio de um formulário, que contém mais de 20 pontos a serem auditados, desde o estado dos livros da biblioteca às condições de ventilação da escola.
A iniciativa, desenvolvida pela Controladoria Geral, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), tem como foco de atuação os alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal de ensino, e visa promover a cidadania e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos por meio de ações específicas que contribuam para a formação da cidadania.
“Esse tipo de ação nos possibilita mostrar para o cidadão que auditoria é algo que está presente no dia a dia dele. Durante o treinamento, dei exemplos para os alunos de como a conferência do troco no supermercado e de um pedido recebido em casa, que são coisas que fazemos no cotidiano, estão ligadas à natureza de uma auditoria. Então, através de exemplos simples, eles puderam entender a importância dessa fiscalização para toda a sociedade”, explicou o auditor.
Partindo desses exemplos mais simples, Faé então entrou na atividade que os alunos desempenharão na escola. “Essa iniciativa nos possibilita divulgar, de uma forma mais facilitada, o trabalho realizado pelo TCE-ES, bem como quais são as suas competências e atuações. Além disso, ações como essa contribuem para que a nova geração receba orientações de como construir uma atitude cidadã, de como realizar o controle da administração pública, despertando a preocupação pelo zelo ao patrimônio público. É uma ação muito valiosa de aproximação dos valores do Tribunal com a sociedade”, finalizou.
Fotos: Edson Reis
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866