Os desafios do contador frente à nova realidade da contabilidade do setor público foram debatidos na manhã desta terça-feira (21), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), em evento com parceria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES). O professor Francisco Glauber Lima Mota ministrou palestra com o tema a profissionais da Contabilidade, controladores, professores, estudantes e demais profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar no setor público.
Após a apresentação, uma mesa redonda reuniu o palestrante, a representante do CRC-ES, Cristina Amélia Fontes Langoni, e o secretário-adjunto de Controle Externo da Corte, Alexsander Binda Alves.
Na abertura do evento, o presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, destacou a importância do debate e de apresentar aos profissionais da contabilidade o campo público. Na mesma linha, Cristina Langoni defendeu o reconhecimento da profissão e destacou a oportunidade de mercado na administração pública.
Evolução e desafios
Em sua palestra, Mota explicou que a evolução da contabilidade para o setor público passa necessariamente pela ampliação de foco e tarefas. O olhar deve ser estendido da contabilidade orçamentária para também patrimonial, do padrão formal-legal para também o gerencial.
Ele explicou ainda que o foco não deve estar apenas em objetos / recursos – o que compromete a avaliação do gasto. Este deve ser visto também pela ótica do desempenho / resultado. Além da eficácia, da efetividade e de economicidade, a eficiência (custo-benefício) deve pautar o trabalho da contabilidade para subsidiar a tomada de decisões do gestor.
Dentre os desafios, o palestrante apresentou inicialmente o domínio pleno das regras de negócio e aproveitou para fazer uma explanação de normas contábeis.
A parceria com a gestão (orientação), a visão sistémica e a produção de informações não apenas úteis, mas também utilizadas pelo gestor para tomada de decisões, foram colocadas como desafios. De mesma forma foram encaradas a proatividade, a construção do pensamento contábil e a valorização da profissão.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866