Ex-ministro de Planejamento e Orçamento do Governo FHC e pós-graduado em Políticas Públicas, Paulo Paiva receitou o planejamento estratégico como ferramenta para o enfrentamento da crise. “Vivemos um período de incertezas, o que justifica ainda mais a utilização de ferramentas de planejamento pelo setor público”.
Em palestra proferida na tarde desta sexta-feira (29), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), onde ocorreu evento de lançamento do Plano Executivo 2016 da Corte, ele ainda destacou a necessidade de uma gestão pública pautada pela impessoalidade, eficiência e meritocracia.
Segundo ele, escolhas estratégicas garantem a eficiência da gestão, e, por consequência, a eficácia das políticas públicas. Ele indicou ainda a gestão racional, a boa governança fiscal e a governabilidade como soluções.
Paiva iniciou sua fala apresentando o histórico da economia brasileira, apontando a crise internacional, a nova matriz econômica, a crise política e a operação Lava Jato como causas para a atual recessão. O ex-ministro mostrou números de crescimento negativo da economia em 2015 e 2016.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866