Realizado na tarde desta quinta-feira (7), o I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção reuniu instituições que integram o Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES) para o debate de temas de expressão no cenário nacional e capixaba. A solenidade de abertura reuniu o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Aboudib, além de representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Ministério Público Federal (MPF/ES), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), Superintendência de Polícia Federal (SPF-ES) e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.
O presidente do TCE-ES disse ter “orgulho de participar desse momento histórico de compartilhamento entre as instituições. Esse é o caminho para combater a corrupção, esse mal para nossa sociedade. O Tribunal de Contas está firme nesse propósito reafirmando nossos valores, com base na transparência, foco em resultados e sustentabilidade, além da ética.
O coordenador do Focco, secretário de Controle Externo do TCU-ES, Edmur Baida, apresentou na abertura do encontro que o fórum pretende fortalecer e aprimorar a articulação institucional, estimular e reforçar o controle social e a transparência. “Os órgãos de controle não são suficientes para dar conta de todos os problemas do país. A sociedade precisa estar mais próxima e acompanhar a administração pública”, ressaltou o coordenador.
Ele também apresentou alguns dos trabalhos que estão em execução pelo Focco: “estamos compartilhando informações. Nossos setores de inteligência já trocam dados. Alguns exemplos de trabalhos são a auditoria conjunta na área da saúde, investigações de fraudes e desvios de recursos públicos, com investigações em curso, de caráter sigilosos e o fortalecimento do controle interno”, contou.
O evento seguiu com a primeira palestra do dia, com o tema “O combate à corrupção: o papel do Controle Externo”, ministrada por Rafael Jardim, secretário de Relações Institucionais no Combate à Fraude e Corrupção no TCU. O I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção é alusivo ao Dia de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro. Na programação, constam, ainda, palestras sobre: “Desafios e prioridades do combate à corrupção no Brasil”, tema abordado pelo ouvidor-geral da Petrobras, Mário Vinicius Claussen Spinelli; e “Moedas virtuais e os desafios para as investigações”, palestra de Luciano Flores de Lima, delegado da Polícia Federal que atuou, inclusive, na Operação Lava Jato.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866