Representantes de 31 municípios e da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu) participaram da apresentação de um questionário, realizado com o intuito de avaliar a gestão da educação pública no estado. O documento foi exibido em reunião ocorrida nesta quarta-feira (29), pelo Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação (NEducação) da Corte de Contas.
Durante o encontro, a coordenadora do NEducação Paula Sabra explicou como o questionário deverá ser preenchido e onde acessá-lo na plataforma CidadES. Além disso, os objetivos para com os resultados e a importância do diagnóstico para a educação pública também foram elucidados.
Segundo ela, o levantamento é importante para a construção de uma ferramenta eficiente de planejamento da educação. Isso porque, ao fim da pandemia de Coronavírus, um grave problema pode surgir: o aumento da demanda da rede pública, situação que outros estados já estão enfrentando “há uma média de 30% de migração da rede privada para a pública”, esclarece. Além disso, um possível cenário de queda de receita acentuaria o problema das redes públicas de ensino.
Dessa forma, através do diagnóstico da situação dos municípios, serão tabuladas as informações obtidas sobre oferta, demanda e infraestrutura das redes. Um relatório com esses dados será disponibilizado para os gestores para que eles possam otimizar as suas respectivas redes, auxiliando no planejamento assertivo da rede pública de ensino.
O levantamento sobre a situação dos municípios é a fase de planejamento de uma auditoria operacional que será realizada pelo Tribunal. As respostas obtidas servirão para selecionar alguns municípios para participarem da fase de execução da auditoria.
Serão abordadas todas as etapas da educação básica, EJA e educação especial. O prazo máximo para envio dos formulários é o dia 11 de setembro de 2020.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866