Vence no dia 30 de abril o prazo para que os gestores das 78 prefeituras encaminhem ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) resposta ao levantamento referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O questionário engloba sete dimensões: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidade e governança de tecnologia da informação.
Produto de um levantamento nacional realizado pela Rede Nacional de Indicadores (Indicon), da qual fazem partes o Instituto Rui Barbosa e os demais Tribunais de Contas, o IEGM é um meio de consulta permanente para o exercício da cidadania e relevante instrumento de orientação para a eleição de prioridades na gestão dos recursos públicos. A compilação dos dados para análise nacional será de responsabilidade do Instituto Rui Barbosa – IRB e a previsão é que a divulgação do resultado ocorra em novembro deste ano.
Medido anualmente, o IEGM permite o acompanhamento da evolução da gestão dos municípios. O levantamento possibilita, ainda, apontar caminhos para as instituições de controle na atividade de fiscalização. É um ganho para a sociedade, que entenderá como ocorrem os investimentos na gestão das políticas que influenciam a qualidade de vida dos cidadãos.
O questionário pode ser acessado através do link e código de acesso já encaminhado aos gestores por ofício.
Para esclarecimento de dúvidas, os gestores poderão dirigir-se aos endereços eletrônicos, mayte.aguiar@tcees.tc.br ou paula.sabra@tcees.tc.br ou pelo telefone (27) 3334-7756.
Confira os formulários em PDF.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866