Hipertensão foi o tema da palestra realizada nesta quarta-feira (30), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), que deu continuidade ao projeto Saúde do Servidor. Em um clima de conversa e informalidade, o doutor Jorge Miranda abordou as principais questões da doença, como diagnóstico precoce, fatores de riscos, consequências e precauções.
O Presidente do TCE, Domingos Taufner, abriu a palestra apresentando números importantes da hipertensão no Brasil. “Em nosso país, 22% da população é hipertensa. Esta doença é silenciosa e tem consequências terríveis”.
Miranda enfatizou a importância de cuidar do coração e combater o estresse através de hábitos saudáveis, alimentação balanceada rica em fibras e água, prática de exercícios físicos para vencer o sedentarismo e acompanhamento médico periódico.
Cuidados simples no dia a dia e atenção aos fatores modificáveis são o segredo para manter a pressão arterial na medida ideal – 120/80 mmHg. “Álcool, cigarro, obesidade, sal, sedentarismo e estresse devem ser evitados e combatidos. A diferença do remédio para o veneno é o excesso”, acrescenta Miranda.
Ao encerrar a palestra foram apresentados aos servidores os dez mandamentos do coração saudável. Confira:
1 – Diga não à obesidade e controle seu peso.
2 – Consulte seu médico periodicamente.
3 – Meça a Pressão Arterial com frequência.
4 – Diga não ao fumo.
5 – Verifique a quantidade de sal no rótulo dos alimentos.
6 – Dia não ao sedentarismo, pratique esportes.
7 – Escolha bem o alimento.
8 – Saiba se é diabético e se tem colesterol alto.
9 – Evite o estresse.
10 – Ame a vida e seu coração.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866