Professor de economia aplicada do Massachusetts Institute of Technology, Daron Acemoglu abriu, na tarde desta terça-feira (06), o I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Belo Horizonte. Ele ministrou conferência magna, abordando “por que as nações fracassam”, título de seu reconhecido livro, lançado em 2012.
Em sua fala, Acemoglu relatou histórico da colonização de diversos pontos da América — citando Estados Unidos, Peru e Bolívia para apresentar sua tese, baseada nas instituições inclusivas e extrativistas. No caso dos EUA, ele demonstrou as tentativas fracassadas de colonização da terra pela Inglaterra, que tentou seguir o modelo de colonização implementado pela Espanha no Sul da América. Por fim, a Inglaterra lançou nova tentativa, com a instituição da propriedade privada na América, dando terras aos colonos que viriam povoar o novo mundo.
Assim, ele demonstrou que não foram as questões geográficas nem culturais que justificaram a diferenciação na origem da colonização, tampouco a existência de um “líder iluminado”. E, sim, um líder fracassado, que teve que mudar sua estratégia.
Acemoglu defende que não são os recursos naturais, o clima ou a população determinada a trabalhar que irão garantir o sucesso. É necessária uma base que garanta a distribuição de poder político e oportunidades econômicas ao maior número possível de cidadãos (denominadas instituições “inclusivas”).
Por fim, Acemoglu discorreu sobre a corrupção endêmica em diversos países, como o Brasil, colocando como caminho a institucionalização. Ele citou pesquisas que demonstraram que eleitores punem os políticos envolvidos em corrupção quando sabem dos escândalos. Sendo assim, a mídia e as instituições de controle e fiscalização são grandes aliados.
TCE-ES
Uma comissão formada por servidores e conselheiros do Tribunal de Contas do Espírito Santo participa do I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas com objetivo de trocar experiências e conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de novas ações de controle e de práticas para beneficiar a sociedade.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866