O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) iniciou a migração de sua infraestrutura de Tecnologia da Informação para o datacenter governamental, localizado no Prodest. A mudança trará maior segurança aos dados da Corte, além de maior desempenho às aplicações do TCE-ES para os usuários internos e externos e maior disponibilidade dos serviços aos cidadãos e jurisdicionados, visto que o datacenter possui diversos equipamentos redundantes, garantindo a continuidade dos nossos serviços.
A alteração permitirá, ainda, grande economia aos cofres públicos, uma vez que a infraestrutura de segurança, refrigeração, internet, equipamentos de rede, armazenamento e processamento é compartilhada por diversos órgãos públicos. Após instalados no datacenter do Prodest, os serviços de tecnologia da informação da Corte poderão ser acessados via rede de alta velocidade por todos os órgãos públicos que fazem parte da rede governamental denominada Metro.ES.
A contratação do datacenter governamental ocorreu no final do ano passado e a migração está sendo realizada gradualmente por técnicos do TCE-ES, de forma a causar o menor impacto possível aos usuários. O tempo estimado para a finalização desta atividade é de um ano.
O secretário de TI, Klayson Bonatto, explicou que a migração envolve um grande número de mudanças no ambiente de TI e, portanto, cada ação é realizada após um minucioso planejamento para evitar indisponibilidades dos serviços.
Mais informações
Assessoria de Comunicação
(27) 3334-7687 / 7689
ascom.comunicacao@tcees.tc.br
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866