Atenção, jurisdicionados! Termina, no próximo dia 25, o prazo para envio ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) da Prestação de Contas Mensal (PCM) de dezembro de 2019. Além deste prazo limite, 30 de janeiro é o último dia para encaminhar a UG Consolidadora – encerramento do exercício.
Jurisdicionados devem encaminhar os documentos via sistema CidadES, disponível no portal do TCE-ES. Cerca de 500 gestores públicos do Espírito Santo são obrigados a encaminhar os balancetes mensais eletronicamente, para o acompanhamento concomitante dos gastos públicos.
Vale lembrar que, a partir deste ano, a Corte de Contas terá apenas uma fonte de informações contábeis, que é a PCM. O documento contém dados de fornecedores, licitações, contratos e convênios, servindo para subsidiar fiscalizações realizadas pelas diversas unidades técnicas do Tribunal, e nas operações conjuntas com outros órgãos capitaneadas pelo Núcleo de Informações Estratégicas (NIE).
Todos esses dados são disponibilizados, de maneira tempestiva e com linguagem acessível, no CidadES – Controle Social, possibilitando que a sociedade exerça seu papel fiscalizador e facilitando o acesso aos dados pela imprensa, universidades e organizações civis. Com o controle de dados pelo sistema, é possível saber, por exemplo, limite de gastos com pessoal, aplicação mínima em saúde e educação, meta de arrecadação, resultado primário e nominal, dívida consolidada líquida, entre outros.
Municípios que não enviarem as informações contábeis terão comprometidas as transferências voluntárias do Estado, como convênios, já que, nesta situação, a Certidão de Transferências Voluntárias é emitida com indicativo de pendência.
Outras duas situações também decorrem da omissão do dever de prestar contas: possibilidade de multa ao gestor, além da falta de transparência e de controle social, fazendo com que o cidadão e órgãos de controle não tenham acesso a informações sobre a gestão dos recursos públicos.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866