Nesta terça-feira (06), durante sessão especial do Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o procurador de Contas Luciano Vieira tomou posse no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) para o biênio 2024-2025. O novo chefe do MPC-ES entra em exercício a partir do dia 19 de fevereiro.
Vieira reassume o posto após ter sido o mais votado em eleição do Colégio de Procuradores e nomeado pelo governador do Estado, Renato Casagrande. Ele sucederá o atual procurador-geral, Luis Henrique Anastácio, que encerrará seu mandato após dois biênios à frente do órgão ministerial.
Em seu discurso de posse, o procurador destacou que seu mandato será liderado pela continuação do bom relacionamento entre TCE-ES e Ministério Público de Contas.
“Espero, com harmonia diálogo e eficiência, levar a gestão do MPC-ES neste próximo biênio”, afirmou.
Representando os integrantes do colegiado, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Domingos Taufner, parabenizou o novo procurador-geral. “Ser procurador é um papel importante para o funcionamento do TCE-ES, de posição muito nobre nesta Corte, e tenho certeza de que o Luciano vai exercê-la com eficiência”, disse.
Currículo
Luciano Viera é formado em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV) e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Atuou na Assessoria Jurídica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e exerceu o cargo de chefe da Assessoria Jurídica do Detran-ES até 2007, quando tomou posse como analista no Ministério Público Federal (MPF).
Em março de 2010, deixou o cargo de analista no MPF para tomar posse como Procurador do Ministério Público de Contas, após aprovação em primeiro lugar no concurso público.
Depois da posse, já foi nomeado pelo governador para exercer o cargo de procurador-geral do MPC-ES no biênio 2016/2017, e reconduzido à função para chefiar o MPC-ES durante o biênio 2018/2019.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866