Em quatro meses de funcionamento do sistema de Controle Informatizado de Dados do Espírito Santo (Cidades-Web) mais de 11.900 processamentos já foram realizados. No balanço foi verificado ainda que das 301 unidades gestoras cadastradas no sistema Cidades-Web, ou seja, instituições e órgãos públicos obrigados a encaminhar a prestação de contas à Corte, 98% encaminharam os dados de abertura do exercício de 2013. Em relação aos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º bimestres, 83,72%, 77,41%, 71,1%, 27,5% e 15,28% das unidades gestoras já encaminharam informações, respectivamente.
O sistema, após o encaminhamento da prestação de contas, identifica em apenas dois minutos se há alguma inconsistência, qual é e onde ela está, permitindo que o gestor faça a correção e encaminhe novamente a prestação de contas.
“O Cidades-Web é uma poderosa ferramenta para os processos de fiscalização aplicados pelo Tribunal no que diz respeito a possibilidade de otimizar os recursos da auditoria, com a indicação de indícios de irregularidade, de inconsistências automaticamente”, afirmou o secretário-geral de Controle Externo, Márcio Batista Marinot.
Os números foram apresentados na tarde desta quarta-feira (11) aos servidores do TCE-ES pela equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema.
Cidades-Web
O Controle Informatizado de Dados do Espírito Santo (Cidades-Web) é um sistema de remessa, por meio da Internet, e de processamento de dados referentes à abertura do exercício e às prestações de contas bimestrais do gestor municipal.
O gestor deve encaminhar dados das peças de planejamento (PPA, LDO e LOA) e suas atualizações, além das informações contábeis, patrimoniais, orçamentárias e de controle. Omitir informações e descumprir prazos estabelecidos poderá acarretar multa.
Em operação desde 1º de agosto de 2013, Cidades-Web atende às novas regras da contabilidade pública. Construído em plataforma moderna, permite todo o processamento das prestações de contas bimestrais de forma automática.
O sistema é inteligente. Alerta o gestor sobre possíveis incoerências entre dados no momento da inserção, dá segurança às informações e oferece recurso de certificação digital para assinatura de documentos. Além disso, reduz o uso de papel, beneficiando o meio ambiente.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866