Membros do Comitê Técnico de Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa (IRB) debateram os quatro eixos estruturantes da Comissão Geral de Trabalhos Técnicos. Foi nessa quinta-feira (26), durante reunião online, com participação de técnicos dos Tribunais de Contas (TC’s) de todo o país. Presidente do Comitê, o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo coordenou os trabalhos do encontro virtual.
Os eixos, além de seus respectivos coordenadores e membros, estão definidos na Portaria 003/2022, do IRB, para o biênio 2022-2023. O primeiro deles visa tratar da base estrutural da política pública de educação e identificar padrões mínimos de qualidade. A coordenação é da servidora Rachel Campos Pereira de Carvalho, do TCE de Minas Gerais.
O segundo eixo, intitulado base curricular e estratégias pedagógicas, tem a finalidade de identificar, nas diversas legislações que regem o sistema educacional, pontos relacionados ao currículo que possam ser objeto de controle nos TC’s, objetivando a melhoria da qualidade da educação básica. Jumara Novaes Sotto Maior, do TCE da Bahia, é a coordenadora.
Já o terceiro visa identificar e analisar fatores que impactam na formação, avaliação e verificação de resultados na educação, sendo coordenado por Ketza Cardoso, do TCM do Rio de Janeiro.
E o quarto eixo, denominado intersetorialidade na perspectiva da integralidade cidadã, visa identificar articulações do poder público para a integração de políticas visando potencializar os resultados da educação. Nele, a coordenação está a cargo de Priscila Lima de Castro, do TCE do Ceará.
Por sua vez, a auditora de controle externo do TCE-ES Paula Rodrigues Sabra, que coordena do Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação (NEducação), será a coordenadora técnica desses quatro eixos.
E a servidora Lígia Cássia Rocha Braga, do TCE-TO, será a coordenadora do Grupo de Trabalho Orçamento e PNE, que tem a função de promover estudos e propostas para normatizações visando a compatibilização dos orçamentos públicos com o Plano Nacional de Educação.
Orientação
Presente em todo os trabalhos e coordenando a reunião, o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo destacou a Orientação Recomendatória sobre o pagamento do Piso Nacional do Magistério. Conforme deliberado pelo colegiado, nessa semana, o vencimento-base deve ser pago de acordo com a Portaria nº 67/2022, do Governo Federal pelos Estados e Municípios, o qual ajustou para o valor de R$ 3.845,63, em fevereiro de 2022.
Além disso, ele deu ênfase ao IV Simpósio Nacional de Educação (Sined), que será realizado em parceria com o CTE do IRB, entre os dias 9 a 11 de agosto próximo. Os encontros são destinados a membros e técnicos dos TC’s e Ministério Público, gestores estaduais e municipais da educação, integrantes dos conselhos da área da educação, profissionais e pesquisadores. A inscrição é gratuita, e o limite é de 460 participantes.
Os técnicos conheceram ainda as Etapas de Construção do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) do TCE-ES. A apresentação foi feita secretária de Controle Externo de Políticas Públicas e Social (SecexSocial), Claudia Matiello, e pela coordenadora do NEducação, Paula Rodrigues Sabra.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866