Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã desta segunda-feira (10) da palestra de abertura do ano letivo do Programa de Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, do vice-presidente da Corte, Domingos Augusto Taufner, e do governador Renato Casagrande, dentre outras autoridades.
Durante sua palestra, que teve como tema “Análise Econômica do Direito”, o ministro destacou a importância de iniciativas como o Programa de Residência Jurídica. “É um programa importante porque na residência jurídica os jovens advogados se aperfeiçoam cientificamente, podendo trazer bons subsídios para o segmento ao qual eles fazem a residência”, ressaltou.
Fux afirmou, ainda, que a residência é uma atividade de interesse não somente do governo, mas de toda a sociedade. “O Estado conglomera o interesse de todos nós. Por isso é muito importante preparar os advogados que estão no serviço público para todas as formas de solução dos litígios, inclusive o manejo de conciliações”, disse o ministro.
O Programa de Residência Jurídica da PGE foi criado no segundo semestre de 2018 e instituído em janeiro de 2019, com a posse da primeira turma escolhida por meio de processo seletivo. O programa é voltado para jovens bacharéis em Direito e estudantes de pós-graduação. Seu objetivo é proporcionar conhecimento jurídico aos participantes, com o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que contribuam para a melhoria do trabalho da PGE e da defesa dos interesses do Estado.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PGE
Assessoria de Comunicação do TCE-ES
ascom@tcees.tc.br
3334-7687 / 7863
Texto: Felipe Khoury / Mariana Montenegro
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866