Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Carlos Ranna, apresentou os projetos de modernização da Corte Capixaba no painel “Governo sem Papel” do 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2013). O evento, considerado o maior fórum de TI pública na América Latina, começou nesta quarta (11) e segue até sexta-feira (13), no Centro de Convenções de Vitória.
Ranna falou da importância dos Tribunais de Contas, suas competências e atribuições, e destacou o que tem sido feito no Espírito Santo para a modernização da Corte. “Sem ferramentas modernas de TI não conseguiremos avançar. A tecnologia é um poderoso instrumento para que possamos executar nosso trabalho com mais segurança e agilidade, quebrando paradigmas”, ressaltou.
O atendimento online, disponibilizado no site do TCE-ES desde maio de 2012, tem 1088 atendimentos realizados e foi um dos destaques da apresentação do presidente. “O cidadão espera uma média de 15 segundos para ser atendido e resolve seu problema num tempo médio de 13 minutos. É um serviço de excelência”, pontuou. O novo portal do TCE-ES – www.tcees.tc.br – mais moderno e acessível também foi lembrado. O número de visitas, de aproximadamente 6 mil/mês em 2012, deu um salto após o lançamento da nova página, em 2013, chegando a 18 mil/mês.
O presidente ressaltou, ainda, a transmissão online das sessões plenárias que são disponibilizadas na íntegra no Youtube; o Sistema Informatizado de Controle de Obras Públicas (Geo-Obras), que possui mais 2.000 obras de todo o Estado cadastradas, contribuindo para a efetividade do controle externo; e o Diário Oficial Eletrônico, veículo de comunicação oficial do TCE-ES lançado no último dia dois de setembro para a divulgação dos atos administrativos e processuais da Corte.
Também foi destaque da apresentação a redução de papel conquistada com a implantação do Cidades-Web, sistema que possibilita a remessa por meio da Internet das prestações de contas, resultando em economia, agilidade e segurança. “As contas do Governo do Estado em 2012 geraram 42 volumes de processos. Com o novo sistema, em 2013 foram apenas quatro volumes e, em 2014, será 100% digital, sem papel”, contou Ranna.
A meta do Tribunal, conforme salientou o presidente, é substituir gradualmente documentos de papel por documentos eletrônicos. Cerca de 700 processos já foram digitalizados e serão disponibilizados para consulta online. Até o final de 2015 serão mais de 8 milhões de documentos digitalizados.
O evento
A sustentabilidade, a redução de gastos públicos e o foco na melhoria do atendimento ao cidadão são as principais pautas do 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2013).
A programação do evento está disponível na página do Secop 2013. O seminário tem como público-alvo servidores públicos, acadêmicos e pesquisadores da área de TI. Neste ano, o Secop reúne, aproximadamente, 1.000 pessoas de diversas regiões do País.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866