
Gratuita e capaz de proteger contra diversos tipos de câncer, em especial o de colo de útero, a vacina contra o HPV ainda não atingiu os índices esperados em todos os municípios do Espírito Santo, principalmente entre os meninos. Segundo o Ministério da Saúde, entre as motivações estão a desinformação e o preconceito. Demonstrando que é possível reverter esse resultado, o município de Colatina adotou uma série de medidas para aumentar o número de vacinados, após ter apresentado, em 2022, as menores taxas de vacinação tanto na primeira como na segunda dose do imunizante.
O resultado negativo foi verificado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) na auditoria operacional para avaliar as causas da baixa eficácia da cobertura vacinal contra o HPV no Estado, fiscalização concluída em 2023. No mês de março, dando continuidade a esse monitoramento de políticas públicas, o Tribunal lançou um estudo técnico com dados atualizados sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.
O estudo técnico revelou que em 2022, o município com menor média de vacinação era Colatina, com os seguintes percentuais: 46,8% para meninas e 26,1% para meninos vacinados com a primeira dose – dados de dezembro de 2022. Em 2023, registrou-se uma relevante ampliação na cobertura, principalmente entre as mulheres.
Colatina passou a apresentar uma cobertura de 92,4% da dose 1 e 79% da dose 2 em mulheres e meninas, dobrando o percentual, e de 79,2% da dose 1 e 52,4% da dose 2 em meninos (em vista de 26,1% e 22,5%).
Confira no TCE Presente.
TCE Presente
Para tornar cada vez mais claro para o cidadão como o TCE-ES está trabalhando para melhorar a vida dos capixabas, nasceu um novo projeto: o TCE Presente. Por meio dos diferentes canais utilizados pela Secretaria de Comunicação (Secom), em formato de vídeo, o tribunal irá mostrar como era determinada situação, e como ela ficou após a atuação da Corte de Contas.
Melhorias nas políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, sustentabilidade fiscal, garantindo investimentos, execução de obras e outras situações serão apresentadas no projeto, que é voltado para a população beneficiada por decisões tomadas pelos membros do TCE-ES.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866