Em 2024 comemoramos os dez anos da posse de servidores no cargo de analista administrativo no TCE-ES – o primeiro concurso para o cargo foi em 2013. A data é marcada pela posse das servidoras Cristina Weber Ambrosio e Ingrid Herzog Holz, nomeadas em maio de 2014. São 20 servidores efetivos que estão distribuídos em diversos setores do Tribunal e que se tornaram indispensáveis para o bom funcionamento do órgão.
Atualmente, muitos dos analistas ocupam posições de liderança nos setores em que estão presentes, sendo imprescindíveis para o andamento dos projetos e dos processos que correm por aqui.
O presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner destacou que o relevante papel desempenhado pelos analistas administrativos no dia a dia do Tribunal.
“Eles são responsáveis por realizar análises técnicas sobre processos administrativos, apoiar na elaboração de normas e procedimentos internos, bem como auxiliar na condução de auditorias e fiscalizações. É a partir do trabalho dedicado de cada um deles que garantimos a eficiência e a legalidade dos atos administrativos realizados aqui no TCE-ES. Parabéns e obrigado a todos os profissionais da área”, disse.
Foi justamente o conselheiro Taufner que deu posse aos analistas, em 2014, quando exercia sua primeira presidência.
A colega Ingrid Herzog lembra sobre a escolha do cargo, que teve influência não só pela sua área de atuação, mas pela posição de reconhecimento ocupada pelo TCE-ES.
“Escolhi o TCE-ES por ser um órgão respeitado, reconhecido pela excelência em sua atuação e pela sua importância para a sociedade. Fico satisfeita por poder contribuir com o órgão exercendo a arquitetura”, disse ela, que é coordenadora do Núcleo de Obras e Manutenção.
O coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento, Marcos Bozzi também destaca a atuação da Corte.
“Ter a oportunidade de contribuir diretamente para a eficiência e transparência do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo foi um grande motivador. Ingressar como analista administrativo me permitiu unir meu conhecimento técnico à prática administrativa, colaborando para o fortalecimento das ações de controle e fiscalização no TCE-ES”, afirmou.
Ampla atuação
“Sem a área administrativa o Tribunal não funciona”, é assim que define o analista Pedro Paiva. “Estamos em todos os setores: TI, obra, manutenção, vigilância, limpeza, jardim, contratação de estagiários. Enfim, toda a estrutura administrativa do TCE-ES. Com os analistas, ganhamos agilidade, eficiência, criatividade, compromisso e agregação de valores humanos extraordinários para o corpo administrativo e técnico do Tribunal”, afirmou.
O colega Anderson Gomes complementou:
“A valorização do cargo de Analista Administrativo é de suma importância para manter os servidores motivados e, deste modo, estarem sempre interessados em adquirir novos conhecimentos e aprimorar cada vez mais as atividades que desenvolvem, resultando em melhorias para a gestão e prestação de serviços de referência e qualidade”, afirmou Anderson Gomes.
“Os analistas administrativos desempenham um papel fundamental na gestão interna do tribunal, implementando processos e práticas que servem de referência para outros órgãos públicos”, destacou Bozzi. “A área tem valor essencial para uma instituição por permitir que ela possa alcançar seu fim”, foi como o analista Leonardo Dadalto definiu sua atuação.
Veja alguns depoimentos de colegas analistas:
Padronização, especialização e boas práticas: esses foram os ganhos citados por Anderson Gomes após a criação do cargo de analistas administrativos. “Somos servidores de diversas áreas do conhecimento, atuando com destaques em áreas como a de gestão administrativa, de projetos, de pessoas, de documentos, de materiais e patrimônio, de obras e manutenção predial, educação corporativa, licitações e contratos, contabilidade e finanças, informática, economia e direito”, disse.
Para Patrícia Krauss, é evidente a mudança organizacional advinda do ingresso de analistas no TCE-ES.
“Nós fomos espalhados por diversos setores e foram, em peso, muito responsáveis em assumir os desafios postos e entregando um desempenho reconhecido pelos demais colegas de trabalho. Nosso Tribunal, nesses dez anos, foi pioneiro em diversas frentes e até hoje é modelo para muitos outros tribunais”, disse.
Segundo André Giestas, a diversidade de habilidades e competências dos analistas administrativos contribui significativamente para a eficiência e inovação dentro da nossa instituição.
“O Tribunal teve um ganho incalculável com a presença dos analistas. Ouso dizer que nossa presença foi um grande facilitador da mudança de paradigma do processo físico para eletrônico, cada qual em sua área: alguns estiveram presentes nas licitações que permitiram a implementação da estrutura física para comportar essa inovação; outros se fizeram presentes na criação propriamente dita da ferramenta tecnológica; outros se fizeram presentes na conversão dos Autos em eletrônico etc. Todo esse esmero e esforço permitiram à Corte ganhar em produtividade, mesmo à distância”.
Tempo de casa
Além da atuação como analista administrativa, a servidora Patrícia Krauss afirma que a trabalho no TCE-ES se torna ainda mais gratificante com os colegas que ela conquistou durante seu tempo de casa.
“Devo dizer que eu me orgulho do TCE-ES e de certa forma me sinto lisonjeada pelo acolhimento e pela parceria que tenho por parte de muitos colegas aqui. Pois é isso. O Tribunal para mim é formado pelas pessoas”, contou.
Vinicius Cometti se definiu grato pelas oportunidades que obteve na carreira e pela confiança que depositada em seu trabalho.
“Além da importância para gestão interna do TCEES, nossas práticas são vistas como “espelho” para os jurisdicionados, que frequentemente nos contatam”, explicou.
Cristina Ambrosio, também uma das duas primeiras nomeadas analistas, finalizou ressaltando a importância da valorização do cargo para o TCE-ES.
“Sou agradecida pela oportunidade de servir e crescer em conhecimento neste órgão tão importante para a sociedade, e por ser parte do setor de tecnologia da informação e de toda a evolução que ele nos trouxe. De toda forma, vejo que ainda há muito espaço para a valorização e crescimento da carreira de analista administrativo”, disse.
Parabéns a todos os analistas administrativos do TCE-ES pelos dez anos de trabalho e dedicação!
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866