O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) mostrou, mais uma vez, que está na vanguarda quando o assunto é Tecnologia da Informação. Depois da eliminação de processos físicos, da criação de sessões virtuais e da disponibilização de informações on-line sobre todos os municípios do Estado, agora é a Inteligência Artificial Generativa que vem ganhando espaço e atenção no Tribunal.
Desde o início do ano, de forma mais estruturada, o Núcleo de Inovação e Gestão de Dados (Niged) da Secretaria Geral de Tecnologia da Informação (SGTI) vem atuando em diferentes frentes que têm a Inteligência Artificial Generativa como ponto central, chamada de HubIA – com pronúncia Rúbia.
“HubIA é uma plataforma de IA que já está presente em várias atividades do Tribunal. Ela utiliza informações que já estão estruturadas em outros sistemas e auxilia os servidores na criação de novos conteúdos e na execução dos seus fluxos de trabalho, aumentando a produtividade de quem a utiliza”, explica o auditor Pedro Busatto, gestor do Niged.
Por ser uma IA generativa ativa, a HubIA não precisa ser acionada explicitamente por nenhum usuário. “Um exemplo de utilização é na análise das pautas das sessões. A assistente virtual lê todos os processos liberados para julgamento, faz análise dos pareceres da área técnica, do Ministério Público de Contas e do relator. Depois, faz um resumo dos principais pontos e já informa se há alguma divergência entre as partes”, explica Busatto sobre o trabalho que ainda é feito manualmente por servidores de cada gabinete.
Até o momento, a utilização está em fase de testes no Gabinete da Presidência. “Quatro integrantes do gabinete que atuam nessa área estão responsáveis pelos testes e avaliações. Minha percepção é de que o sistema irá otimizar significativamente o trabalho delas, pois reúne todas as informações relevantes do processo de forma resumida, acessível com apenas um clique. Os feedbacks têm sido muito positivos até o momento”, comenta Ariane Fontes, servidora do gabinete da presidência e idealizadora desta atividade da Rúbia.
Sessões
HubIA também está presente nas sessões do TCE-ES e tem poupado muito tempo dos servidores que atuam neste setor. Isso porque cada decisão tomada pelos conselheiros gera alertas, recomendações, determinações e outras comunicações que precisam ser repassadas para os gestores envolvidos no processo. “Anteriormente as comunicações precisavam ser cadastradas manualmente, para cada uma das partes do processo. Hoje, ocorre o preenchimento automático com IA dessas comunicações, com base no resultado dos processos, o que nos poupa muito tempo”, afirmou o secretário-geral das Sessões, Odilson Barbosa Júnior.
A auditora Elizabeth Klippel, responsável pela Secretaria de Tecnologia da Informação de Soluções para o Controle Externo do TCE-ES (STICEX), ressalta que todas as informações preenchidas automaticamente pela HubIA são apenas sugestões.
“É uma inteligência artificial. Eventualmente, em situações excepcionais, alguma informação irá precisar ser complementada ou corrigida. E todos os outputs gerados precisam ser conferidos e confirmados pelo servidor que utiliza o sistema. Essa é uma premissa que adotamos em praticamente todas as nossas soluções que utilizam IA Generativa”.” pontua Klippel.
Chat de Jurisprudência
Até agora foram citados exemplos de inteligência artificial ativa, mas também há exemplo de inteligência artificial passiva – no qual o usuário faz alguma pergunta ou pedido e a IA oferece uma resposta ou solução. É esse o caso do Chat de Jurisprudência do TCE-ES, também alimentado pela HubIA.
“Hoje a busca no sistema de Jurisprudência é feita por meio de palavras-chave, o que pode criar alguma dificuldade a quem usa, ou mesmo apresentar resultados que não têm relação com o que é solicitado. Com o Chat de Jurisprudência funcionando no mesmo estilo de ‘Chat GPT’, a busca é muito mais amigável”, afirma o coordenador do Núcleo de Jurisprudência e Súmula (NJS), Murilo Moreira.
“Neste caso, a Hubia utiliza como fonte de informação todos os processos que geraram jurisprudência dentro do Tribunal e que passaram pela análise do NJS. A partir dessa base de dados, ela consegue fornecer diversas respostas ou criar inúmeros textos a pedido do usuário”, informa Victor Sant’Ana Lemos, um dos desenvolvedores da nova solução.
O Chat da Jurisprudência está em fase final de homologação e será lançado, inicialmente, para o público interno do TCE-ES. Ainda segue em avaliação a possibilidade de se liberar o acesso ao público externo ao Tribunal.
Possibilidades
Diante de tamanhas inovações, quais outras possibilidades ainda podem ser exploradas? Segundo o secretário-geral de Tecnologia da Informação, Klayson Bonatto, do ponto de vista tecnológico, todas as alternativas já estão postas. “Agora estamos estimulando os diferentes setores do Tribunal a debaterem conosco outras soluções que a inteligência artificial pode nos oferecer. As conversas com a Segex, por exemplo, já estão bem avançadas e algumas ideias interessantíssimas foram sugeridas pelos colegas”, disse.
“Nosso foco é fazer com que os servidores ganhem tempo para se concentrar nas atividades que demandam esforço intelectual. O que é mais ‘braçal’ queremos deixar para a inteligência artificial.”, conclui Bonatto.
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