
Jornalista, escritor, consultor político, professor e ex-ministro do Governo Federal. Thomas Traumann é um dos grandes nomes que passarão pelo II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, nos dias 4 e 5 de julho, em Vitória. Traumann será o responsável pela conferência magna – a primeira palestra de todo o evento.
O convidado irá apresentar “A relação das Instituições com a sociedade em tempos de polarização”, um assunto tão relevante quanto atual. “A polarização no Brasil está num estágio muito forte. E o setor público tende a ser cada vez mais cobrado, inclusive os Tribunais de Contas, porque qualquer decisão, ainda que técnica, poderá ser vista como algo político”, disse Traumann em conversa com a equipe de comunicação do TCE-ES.
“E esse problema é o mesmo em todos os estados – ainda que eles sejam mais voltados para um partido ou outro”, acrescentou o palestrante, justificando a participação de todos no Congresso e na palestra.
Currículo
Thomas Traumann é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1989) e tem mestrado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2023).
Já trabalhou nas redações da Folha de S. Paulo, Veja e Época, foi porta-voz presidencial e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (2011-2014) e coordenador do MBA de Comunicação Digital da FGV.
Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: política pública, gestão de governo, e análise da conjuntura brasileira. Sua participação no II CNCTC está marcada para o dia 4 de julho, às 10h.
O CNCTC
O Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas é uma iniciativa do sistema tribunais de contas, iniciada em 2023, buscando a melhoria na qualidade da comunicação institucional, o desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais de comunicação comprometidos com a excelência e ética, e também o aprimoramento da comunicação nas instituições responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento da democracia.
Em 2024, o evento é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O evento tem o patrocínio do Banestes, Tribunais de Contas do Estado do Amapá, Goiás e Amazonas. Além disso, há apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, Governo do Estado do Espírito Santo, Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTV), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR), da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), TVE-ES, e Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e Santa Catarina.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866