
A Secretária de Controle Externo de Políticas Públicas e Sociais (Secex Social) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Cláudia Mattiello, participou nesta quarta-feira (05) do seminário “Monitoramento & Avaliação: a Popularização de Políticas Públicas Baseadas em Evidências”.
Na ocasião, a secretária compôs a mesa do primeiro painel do dia, que tratou sobre as Perspectivas Integradas em M&A: Unindo Forças para a Mudança Transformacional, no qual especialistas do campo discutiram a importância da colaboração interinstitucional e trocaram experiências que promovem mudanças nas políticas públicas, ressaltando como a integração e a colaboração entre diferentes esferas podem fortalecer a capacidade do monitoramento e avaliação de iniciativas públicas.
Cláudia apresentou o papel que a Corte de Contas capixaba desempenha na efetividade das políticas públicas a partir de alguns casos práticos como parcerias com outros órgãos, novas ferramentas de controle, e capacitação de gestores.
“A atuação do TCE-ES no cenário de avaliação de políticas públicas é recente. Porém, nós acreditamos que com papel da indução de uma boa política pública para os outros órgãos estamos contribuindo para a melhoria do cenário local”, afirmou.
Dessa maneira, a secretária explicou que a atuação do Tribunal para a melhoria das políticas públicas não se resume a apenas a responsabilização e a punição dos agentes públicos.
“A punição dos gestores públicos por si só não atente as necessidades dos cidadãos. A lógica de responsabilização dos agentes públicos não pode se sobrepor ao maior interesse de todos: o resultado efetivo das políticas públicas”, destacou.
Os demais painelistas do seminário destacaram o protagonismo do TCE-ES que está se debruçando na temática do monitoramento e avaliação – parceria com outros órgãos, como o Instituto Jones Santos Neves (INSN), expandindo essa cultura para além do executivo.
O encontro online faz parte da programação da semana gLocal de Avaliação 2024, promovido pela Global Evaluation Initiative (GEI), com apoio do INSN, teve por objetivo debater o papel do monitoramento e avaliação (M&A) como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e baseadas em evidências.
Por meio de dois painéis de discussão, os seminaristas compartilharam experiências relacionadas às práticas de M&A em diversos contextos governamentais e institucionais.
Semana gLocal
A Semana de Avaliação gLOCAL é dedicada a eventos de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre Monitoramento e Avaliação em todo o planeta. O primeiro evento aconteceu em 2019 e, de lá para cá, organizações de diversos países já promoveram milhares de encontros em diferentes idiomas e em todos os continentes. A iniciativa cresce a cada ano e se tornou um dos maiores eventos de compartilhamento de conhecimento do mundo.
A Iniciativa é uma parceria global inclusiva comprometida com o desenvolvimento de estruturas e capacidades de monitoramento e avaliação (M&A) sustentáveis e de propriedade do país para promover o uso de evidências na tomada de decisões públicas, aumentar a responsabilidade e alcançar melhores resultados.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866