Na manhã da última sexta-feira (9), o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Lubiana palestrou no 2º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), realizado no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em Porto Velho.
Lubiana compôs a mesa do último painel do evento e apresentou aos colegas auditores o sistema CidadES, ferramenta do TCE-ES que coleta informações dos jurisdicionados e as utiliza como suporte para os trabalhos de auditoria realizados.
“O Controle Informatizado de Dados do Espírito Santo (CidadES) vem sendo desenvolvido há doze anos e nos traz diversas vantagens, uma vez que possibilita a transformação dos dados coletados em informações. Isso acontece por meio de um padrão de consistências estabelecidas pelo TCE-ES para o envio dos dados. Assim, temos uma qualificação da informação recebida, possibilitando análises e fiscalizações mais seguras”, explicou.
Durante o painel, o auditor também citou os trabalhos da Corte de Contas capixaba, destacando que a proposta de realizar auditorias contínuas a fim de acompanhar o uso dos recursos públicos, com o uso das tecnologias existentes, pode garantir uma maior abrangência e efetividade das ações de controle.
“A ideia da auditoria contínua é fazer acompanhamentos apoiados no uso da tecnologia da informação. Assim, nós iremos expandir as auditorias, saindo das análises amostrais para a análises do universo. A potencialidade que a tecnologia nos proporciona garante uma melhor conclusão dos processos”, destacou.
Por fim, Rodrigo disse que o foco dos órgãos de controle deve ser melhorar a vida das pessoas.
“O que nos interessa, para além das contas, é que a gestão dos recursos públicos seja feita da melhor maneira possível, uma vez que esses recursos são voltados para quem mais precisa: os cidadãos. Nosso trabalho deve seguir o objetivo de melhorar a vida das pessoas”, finalizou.
2º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil
O 2ª ENAF-TC foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de agosto auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). O objetivo do evento foi fortalecer as práticas de auditoria financeira no setor público, uma área que envolve a revisão e avaliação da gestão dos recursos públicos.
Durante os três dias de programação foram discutidos temas relevantes para a gestão pública, desde a aplicação de normas brasileiras até o uso de tecnologias para aprimorar as auditorias financeiras.
A partir de palestras, mesas de debates e sessões de “networking”, os participantes tiveram a oportunidade de compreender os desafios e oportunidades enfrentados pelos Tribunais de Contas.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866