
O Tribunal de Contas da União (TCU) promoveu, na última quarta-feira (08), o encontro “LabContas 10 Anos: Celebrando o Passado, Construindo o Futuro”, a fim de comemorar o aniversário de criação do Laboratório de Informações para o Controle (LabContas). Simultaneamente, também foi realizado o Primeiro Encontro Técnico do InfoContas, que completa 11 anos em 2024.
Realizados na sede do TCU, em Brasília, os eventos são uma iniciativa em conjunto com a Rede InfoContas, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Márcio Marinot, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e membro da Comissão de Coordenação-Geral da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Rede InfoContas), mediou a palestra “Rede InfoContas e LabContas: atuação integrada e resultados”, abrindo a sessão de palestras e apresentando as ações conjuntas entre as redes.
“Foi uma oportunidade de demonstrar essa parceria exitosa. A atuação conjunta desses instrumentos é um exemplo de integração, e podemos afirmar que essa grande colaboração em prol do controle externo ajuda a promover a transformação social, por meio da informação, e a combater a má gestão dos recursos públicos”, comenta Marinot.
Em seguida, também palestraram Daniel Lôbo, procurador da República e titular da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) do Ministério Público Federal; Mônica Cotrim Chaves, auditora Federal de Controle Externo e Secretária de Ouvidoria e Segurança da Informação do TCU; e Aloísio Dourado, auditor-chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Métodos e Inovação para o Controle (AudInovação) do TCU.
Também marcaram presença no evento o conselheiro Carlos Ranna, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES); os conselheiros Renato Rainha e André Clemente, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo; e o conselheiro Luiz Antônio Guaraná, presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). O conselheiro Carlos Ranna e o conselheiro Renato Rainha são coordenadores do InfoContas.
Rede InfoContas e LabContas
A Rede InfoContas permite que Tribunais de Contas do Brasil compartilhem, de forma permanente, dados, conhecimentos, técnicas e procedimentos relativos ao Controle Externo. Criada em 2013, a rede consolidou o uso da atividade de inteligência, com a utilização de técnicas e metodologia próprias. Sua atuação tem permitido a troca de informações, bem como a realização de ações e operações conjuntas visando combater a corrupção e o desvio de recursos públicos.
Já o LabContas é uma ferramenta que trouxe maior eficiência, agilidade e qualidade para ações de controle desempenhadas pelas Cortes de Contas. A plataforma foi desenvolvida pelo TCU para centralizar dados e informações para o controle, possibilitar o cruzamento dessas bases e ofertar soluções para análise de dados.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866