
Na última terça-feira (25), as auditoras do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Jane de Araújo Belfort (NEduc) e Mônica Quinhones Araújo (SecexSocial) realizaram visita à Feira Literária Étnico-Racial, que aconteceu no Shopping Moxuara, em Cariacica.
As auditoras são integrantes da equipe da Auditoria Operacional da Educação para Relações Étnico-Raciais do TCE-ES, que detectou fragilidades nas escolas capixabas acerca do ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira, mesmo a temática sendo obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
Na oportunidade, foi estabelecido diálogo entre a Corte de Contas capixaba e a Subsecretária de Estado da Educação Básica, Andréa Guzzo, sobre as próximas etapas da Auditoria Operacional, cujo monitoramento está programado para 2025.
“Além de assistir às exposições e explanações dos estudantes, foi possível dialogar, ao longo do período, com pais, professores, escritores e com os próprios estudantes, acerca dos trabalhos divulgados na Feira Literária da SRE-Cariacica”, afirmou Mônica.
“O TCE-ES por meio de ações de Controle Externo tem buscado contribuir para a melhoria contínua da qualidade da educação do Espírito Santo. No tocante às relações Étnico-Raciais, o evento evidenciou que as ações pedagógicas realizadas nas unidades escolares vão ao encontro às recomendações feitas após a nossa auditoria, tais como: aumentar o número de ações voltadas para a educação das relações étnico-raciais escolas, produção de materiais e divulgação de conhecimentos; e valorização da identidade e cultura dos educandos, educando-os quanto à pluralidade étnico-racial. Desta forma, contribuímos para a construção de uma sociedade onde há um convívio de respeito ao outro em sua plenitude, sem discriminação”, destacou Jane.
Monitoramento
O monitoramento das recomendações expelidas pelo TCE-ES prevê para identificar o perfil étnico-racial dos profissionais da educação, e suas demandas para favorecer o planejamento de ações de formação continuada.
Além disso, será verificado se as escolas desenvolveram condições adequadas para implantar a Educação para as Relações Étnico-Raciais em seu Projeto Político-Pedagógico, incluindo o monitoramento das ações e o fomento da produção de conhecimento e o desenvolvimento de projetos e ações desta temática.
> Leia mais: Educação para as Relações Étnico-Raciais ainda apresenta deficiências nas escolas públicas do Espírito Santo
Feira Literária Étnico-Racial
Realizada pela Superintendência Regional de Educação de Cariacica, a Feira Literária Étnico-Racial aconteceu nos dias 25 e 26 de junho e teve como finalidade apresentar trabalhos produzidos por estudantes do Ensino Médio das unidades de ensino da rede pública da Secretaria de Estado da Educação.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866