
O conselheiro-substituto Donato Volkers e os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Romário Figueiredo e Gleidson Bertollo participanram do Fórum Nacional de Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), em Rondônia. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de maio no TCE-RO, em Porto Velho, em comemoração aos 41 anos de instalação da Corte e o do Ministério Público de Contas (MPC-RO). Teve como objetivo possibilitar o intercâmbio de experiências e a capacitação de profissionais e gestores públicos na área da inovação.
Durante o primeiro dia de evento, Donato usou da oportunidade para apresentar a reconhecida experiência da Corte de Contas Capixaba no uso de tecnologia em suas fiscalizações.
Na palestra que abordou o CEOD e o futuro do controle externo, o conselheiro-substituto destacou a expertise do TCE-ES na utilização da ciência de dados como suporte ao controle externo, incluindo a implementação da cultura da análise de dados, utilizando como ferramenta principal a inteligência artificial (IA).
“A sociedade atualmente se acostumou com a velocidade e os Tribunais de Contas, por serem as instituições relevantes que são, não podem ficar para trás. É preciso investimento e pessoal qualificado, com foco em controle externo”, destacou.
Já na manhã do terceiro dia de evento, Romário Figueiredo, secretário de Controle Externo de Contabilidade, Economia e Gestão Fiscal; e Gleidson Bertollo, coordenador do Núcleo de Especificações de Sistemas para o Controle Externo, apresentaram o case “Sistemas CidadES – Otimização de Procedimentos de Controle”.
Na ocasião, Romário destacou que o Sistema CidadES é um projeto prioritário do TCE-ES, ou seja, aquele que recebe atenção especial desde sua criação, em 2013.
Os auditores apresentaram para os colegas a confiabilidade dos dados do Sistema, os processos de automação que ele demandou e os resultados alcançados a partir do trabalho realizado.
“Nós olhamos para trás e ficamos orgulhosos do que já desenvolvemos e do reconhecimento que recebemos, mas olhamos para frente e vemos a gama de oportunidades que temos de fazer cada vez mais em prol do resultado mais almejado pelas Cortes de Contas: os benefícios para a sociedade”, afirmou Gleidson.
Por fim, Romário finalizou a apresentação mostrando alguns resultados obtidos a partir do Sistema, como a melhora na tempestividade e celeridade na atuação dos gestores públicos, a realização de auditorias a partir dos dados recebidos, as ações realizadas pela Corte de Contas focadas na prevenção de falhas e irregularidades na gestão pública, e o fomento ao controle social a partir do Painel de Controle.
“Os três pilares que nos guiam são os dados, detalhados, confiáveis e tempestivos; a automatização de procedimentos, para obter os melhores resultados possíveis; e os resultados culminam na busca pela excelência do controle”, finalizou.
O Fórum
O Fórum visa aprimorar a eficiência na gestão pública e promover transparência na aplicação dos recursos. O objetivo do encontro é fornecer um espaço para reflexão sobre a função central da inovação e tecnologia, na otimização dos processos de controle externo.
Com a presença de membros e servidores de Tribunais e Ministérios Públicos de Contas de todo o Brasil, o evento é direcionado a gestores e técnicos da administração estadual e municipal, representantes da sociedade civil, profissionais de controle externo e tecnologia da informação, além de acadêmicos e pesquisadores.
Durante os três dias de programação, os profissionais irão participar de painéis, mesa-redonda e estudos de caso sobre temas como o futuro do Controle Externo, a transversalidade da ciência de dados dos Tribunais de Contas e o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de desenvolvimento do CEOD e do controle da Administração Pública.
Com informações do TCE-RO.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866