O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Carlos Ranna caminha para o encerramento de sua etapa à frente da Ouvidoria da Corte de Contas capixaba, após duas gestões. Ele disse que sai com a sensação de dever cumprido, após eleição do corpo diretivo para o próximo biênio, no qual foi eleito como novo ouvidor o conselheiro Domingos Taufner. Ambos falaram das mudanças no encerramento do evento de lançamento da Rede TCE-ES de Ouvidorias Integradas, na terça-feira (19).
Ao final deste ano, deixo a ouvidoria com o sentimento de dever cumprido. Eu agradeço a cada servidor que se dedicou de corpo, alma e coração a esta ouvidoria. Tenho a honra de trabalhar com pessoas apaixonadas pelo que fazem, que dão o melhor de si, sem as quais nada disso seria possível”, frisou.
O conselheiro disse que, ao longo de duas gestões no TCE-ES no qual atuou como ouvidor, a tarefa, por vezes, foi árdua, mas sempre muito gratificante. “Assumimos essa missão em 2018 e, após dois biênios, entregamos com muito orgulho uma Ouvidoria ativa, eficiente e engajada, que é avaliada com nota 4 pelo MMD-TC, a nota máxima alcançável”, salientou.
A obtenção de números expressivos e o reconhecimento nacional da excelência dos serviços prestados pela Ouvidoria da Corte foi o reflexo de muito trabalho, afirmou. “No dia de hoje, estamos lançando o nosso projeto Rede TCE-ES de Ouvidorias Integradas. Nosso evento é considerado como uma referência na área. Somos prestigiados com oradores do alta escalão do governo federal, do governo do Espírito Santo, de outros estados, do Ministério Público e tantos outros”, disse.
Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que a Ouvidoria buscou, durante esse tempo, atuando como instrumento de justiça, de transparência, de cidadania, afirmou o conselheiro, ressaltando que, embora este seja o fim de sua gestão, a tarefa não acaba agora.
“Muitos desafios esperam a nossa Ouvidoria. E temos potencial para sermos ainda mais efetivos, mais proativos e mais protagonistas nas tarefas de auxiliar a gestão pública a ser mais eficiente e de fomentar a cidadania. Precisamos nos mobilizar para dar condições do cidadão exercer sua cidadania e participar das gestões públicas. Mais do que nunca, precisamos agir como instrumento de transparência e eficiência”, enfatizou Ranna.
E este desafio, acrescentou, requer uma pessoa com capacidade elevada, com uma mente brilhante e com um valioso coração.
Razão pela qual tenho certeza que não haveria melhor pessoa do que o excelentíssimo conselheiro Domingos Taufner para assumir tal papel. Muito me honra em tê-lo como sucessor. Muito me honra em recebê-lo como companheiro de toga, de ouvidoria e de sonhos. É uma honra prestigiar a sua eleição como ouvidor desta Corte de Contas. Tenho absoluta certeza de que abrilhantará ainda mais a nossa Ouvidoria e nos trará muitos motivos para nos orgulhar deste trabalho que ora continua sob a sua excelente maestria”, concluiu.
Compromisso
Por sua vez, o conselheiro Taufner afirmou que é uma honra receber das mãos de Ranna uma das melhores ouvidorias de tribunais de contas deste país. “Espero corresponder à altura do trabalho brilhante que Vossa Excelência tem desempenhado à frente da Ouvidoria desta Corte”, frisou.
Ele lembrou que foi ouvidor, por dois anos, antes de Ranna, salientando que o grupo de ouvidores do TCE-ES em nível nacional foi criado naquela época. “E hoje a Ouvidoria está bem aprimorada, assim como todo o nosso Tribunal de contas”, assinalou.
Taufner enfatizou que o evento de lançamento da Rede de Ouvidorias realça a capacidade de engajamento e a grandeza das ações da gestão de Ranna. A expressiva participação de ouvidores, controladores internos, servidores, autoridades federais e estaduais, respeitáveis membros da academia e do Ministério Púbico demonstram a relevância do trabalho do conselheiro à frente da Ouvidoria da Corte, disse.
Sucedê-lo, certamente, não será tarefa fácil. Contudo, espero contar com apoio de Vossa Excelência e da dedicada equipe, inclusive agora na transição, que até aqui lhe amparou os trabalhos para que possamos dar continuidade aos projetos e à excelência no atendimento ao cidadão e usuário dos serviços públicos”, frisou.
Ele afirmou que a Ouvidoria é o ponto de maior aderência entre a sociedade e o TCE-ES. Sendo, também, um caminho seguro a garantir o acesso do cidadão à gestão pública. “É uma chave fundamental de acesso da população capixaba a seus direitos. É um catalizador que permite que a população que servimos e representamos tenha suas demandas atendidas, seja ouvida, seja respeitada”, salientou Taufner.
Embora muitas vezes o cidadão não conheça como funciona uma repartição pública, acrescentou, é ele o usuário do serviço público prestado. É ele quem usa, avalia, quem tem as melhores condições de ajudar no aprimoramento do serviço prestado. “O cidadão é um cliente do serviço público e também dos nossos serviços na Ouvidoria”, enfatizou.
E este é o meu compromisso: trabalhar pela excelência na entrega de nossos serviços de Ouvidoria, auxiliando às gestões a serem mais eficientes e aos cidadãos a serem mais presentes, mais ouvidos e respeitados nas decisões e esferas governamentais”, afirmou.
Ele concluiu assinalando que o conselheiro Ranna criou redes potentes de construção, de aprendizado, de mútua colaboração, de promoção de cidadania. E que sua função será desenvolvê-las a fim de cumprir o papel institucional do TCE-ES com honra, acesso à justiça e transparência em prol de todos os capixabas. “Tenho certeza que contarei com o vosso apoio e de todos os pares”, enfatizou Taufner.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866